22 dezembro 2004

Os “bons exemplos” da Lusitânia


Esta repesquei do Panapress; e em quadra natalícia temos de reconhecer que é um doce!!!!
Os utentes das estradas nacionais do Congo-Brazza terão que pagar, a partir de 26 de Dezembro, um direito de portagem variável de acordo com a categoria do seu veículo, anuncia um comunicado publicado terça-feira pelo Ministério do Equipamento e das Obras Públicas.
Esta taxa, que será paga em cada passagem dum posto de portagem, está fixada em 500 francos CFA (1 euro = 656 FCFA) para os veículos de turismo e a mil FCFA para as viaturas com peso inferior a 3,5 toneladas, quer sejam de transporte de passageiros ou de mercadorias.
Os condutores de veículos cujo peso total é superior a 3,5 toneladas terão que pagar 2 mil FCFA e os de viaturas pesadas 3.500 FCFA.
Os rendimentos desta taxa serão revertidos 73 por cento ao fundo rodoviário, 12 por cento ao Tesouro Público, 10 por cento à colectividade local para fins de manutenção das vias e 5 por cento para o pagamento de subsídios do pessoal civil e militar em função nos postos de portagem.
Os eixos rodoviários abrangidos pela portagem são as estradas asfaltadas em bom estado, como os troços Brazzaville-Obouya e Ngo-Djambala (norte), Ponta Negra-Nzassi (próximo do enclave angolano de Cabinda) e Ponta Negra-Madingo-Nkayes (sul).

Se o que prometem tiver uma efectiva aplicação então estaremos junto de uma cópia reciclada e francamente melhorada.

Sem comentários: