04 dezembro 2004

CFB, troço Huambo-Kuito desminado

© O Apostolado
O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) anunciou a conclusão da limpeza do troço ferroviário entre Huambo e Kuito. Segundo a companhia, ao longo dos 202 km do troço foram encontrados 337 engenhos explosivos, dos quais 17 minas anti-pessoal, 16 minas anti-tanque e outros 304 engenhos não detonados. Os trabalhos desta parte central do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), recordou a nota do Instituto publicada hoje, tiveram início a 14 de Junho e envolveram 39 sapadores.
Esta é uma maravilhosa notícia que li no
Apostolado, donde respiguei a foto que inicia este texto.
Entretanto sei que está a ser reabilitado o troço entre Cubal e Caala para, muito em brave, a ligação Lobito Huambo se possa processar sem quaisquer incómodos.
Por outro lado, e na sequência da citada desminagem, o CFB prevê que a ligação até Kuito esteja operativa em finais de 2006.
Com um bocado de sorte, e até ao final deste decénio, espero efectuar uma tranquila viagem entre a minha sala de visitas e Luau.
Seria a prova que o CFB estava totalmente operativo e o porto do Lobito a caminhar para os seus gloriosos tempos de porto mais importante de África Ocidental.
Deixem-me sonhar...

Sem comentários: