17 dezembro 2004

As preocupações do Ministro do Interior

De acordo com a Angop o ministro do Interior, Osvaldo Serra Van Dúnem, manifestou hoje, em Ondjiva, no Cunene, a sua preocupação com algum excesso de zelo que se tem verificado por parte de alguns efectivos do seu pelouro, facto que tem manchado o bom nome do órgão e organismos sob sua tutela.
O governante reportava-se concretamente aos últimos acontecimentos ocorridos no município de Capenda Camulemba, província da Lunda-Norte, em que um angolano e três cidadãos da RDCongo morreram asfixiados na cela de uma das cadeia da Polícia Nacional; (já anteriormente eferido aqui neste apontamento, só que na altura as fontes apontavam, no total, para cerca de uma dezena).
Igualmente fez menção a outro caso, registado à 09 de Dezembro corrente, na localidade de Catengue, província de Benguela, onde um agente da corporação, perseguindo uma viatura, supostamente em fuga, disparou atingindo mortalmente um dos passageiros.
É. Bem que pode clamar no deserto.
Se não procurarem dar uma cultura cívica e democratizante aquando da formação das forças policiais, estes problemas continuarão a ser notícia até deixarem de o ser por tão habituais.
Sejamos honestos e procuremos, primeiro que tudo, reformar, completamente e na medida do possível tão rápido quanto humanamente for viável, as autoridades policiais e prisionais.
Angola, o povo angolano e as próprias autoridades bem o merecem.

Sem comentários: