03 maio 2012

No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa





Assim vamos e continuamos a comemorar a Liberdade de Imprensa que, assuma-se e clame-se, não existe na grande totalidade dos Países.

Sejamos honestos! Nem nos países mais livres essa Liberdade existe, há sempre qualquer coisa que impede que certas verdades sejam escamoteadas e certas liberdades postas em causa devido aos superiores interesses de Estado.

Se isto é assim, nos chamados países mais livres, onde a imprensa pode derrubar presidentes e líderes governamentais, como esperam que países, um deles bem próximo de mim, onde só há um jornal diário e oficial, duas empresas de televisão – ambas detidas pelo poder ou por pessoas próximas do poder – e quatro rádios, sendo um oficial, com várias extensões a nível do pais, outra religiosa e uma terceira partidária, mas que só podem emitir na capital e em zona restrita, e a quarta afecta a pessoas próximas do poder e com emissão na capital e numa outra grande cidade do país.

Todavia não podemos esquecer que ainda existem no País alguns semanários que com maior ou menor dificuldade vão sobrevivendo com alguma liberdade, apesar de, na sua grande maioria, ter o seu capital detido por pessoas próximas do poder e do maioritário.

Só que, e isso tenho de reconhecer, alguns deles dão-nos matérias que, de certo, não serão do agrado de quem investiu nas empresas que suportam esses semanários e, apesar da responsabilidade dos artigos de opinião serem de quem escreve, devemos reconhecer que, por vezes, os directores e editores também acabam penalizados.

Todavia, ou talvez por isso, já vi textos meus serem impedidos de publicação por ter linguagem que não agradava ou à administração, ou ao director e, naturalmente, a quem manda. Mas, não deixa de ser surpreendente que também saiba que há que esteja próximo do poder e não deseje que os meus textos sejam impedidos de ver a estampa. Talvez achem, desejem e esperem que quem se estampe seja eu. Naturalmente…

Até lá, vamos esperar que um dia, haja mesmo um verdadeiro Dia de Liberdade de Imprensa.

Porque também só haverá uma efectiva Liberdade de Imprensa quando todos estiverem cientes que a Liberdade de cada um acaba quando começa a Liberdade do outro!

Sem comentários: