17 maio 2012

A droga goes to USA via… Guiné-Bissau?!


(imagem da Internet)

O Departamento de Narcóticos dos Estados Unidos da América (EUA/USA) fizeram chegar à imprensa um relatório que os especialistas daquele departamento elaboraram.

Nele se verifica que a crescente presença de entorpecentes e drogas/estupefacientes relacionadas com redes criminosas na África Ocidental, está a se tornar numa ameaça significativa aos interesses de segurança regional e global, com especial destaque para a governação e segurança dos países da África Ocidental.

Segundo aquele relatório – o original pode ser lido aqui – os traficantes estão contrabandear “drogas, pessoas, armas, petróleo, cigarros, medicamentos falsificados, e resíduos tóxicos pela região, gerando grandes lucros para redes criminosas transnacionais”.

Ainda de acordo com o referido relatório a UNODC (Gabinete das Nações Unidas sobre a Droga e  o Crime) estima que, em conjunto, essas actividades ilícitas geraram cerca de 3,34 bilhões US dólares, por ano, sendo que o tráfico de cocaína é uma das mais lucrativas dessas actividades ilícitas.

Na realidade, o governo dos EUA e a UNODC estima que cerca de 13% do fluxo global de cocaína, se processa através da África Ocidental.

Ora o mais grave do relatório não está nas movimentações dos traficantes, mas onde operam e sob de que protecção.

Voltando, uma vez mais ao citado relatório, este refere que o tráfico de drogas potencia não só instabilidade na região como permite o fomento de redes criminosas com forte cooptação entre funcionários de governo e forças de segurança de alguns países da África Ocidental.

E o relatório refere, claramente, dois Estados da CEDEAO/ECOWAS: Gana (destruíram uma rede de heroína que operava entre Acra e o aeroporto de Dulles/USA) e… Guiné-Bissau!

Sobre a Guiné-Bissau, o relatório é muito duro. Segundo este “o potencial da Guiné-Bissau para o tráfico de drogas e por conseguinte para contribuir para a desestabilização na região é claramente visto, como um exemplo: no caso da Guiné-Bissau, a maior parte liderança do país tem sido implicado no tráfico de droga” pelo que cita que a Cimeira Extraordinária da CEDEAO, de 26 de Abril passado, relacionando com o Golpe de 12 de Abril, “destacou, especificamente, a necessidade de uma acção acelerada para abordar o tráfico de drogas”.

Lapidar!

Por isso se estranha que a CEDEAO esteja tão empenhada em colocar no poder pessoas que estão ligadas, directa ou indirectamente, a personalidades castrenses que, tudo indica, poderão vir –como já há, pelo menos que me recorde, dois, – a estar sob a alçada do departamento norte-americano de combate ao tráfico de estupefacientes!


Transcrito no portal Zwela Angola, em 15 de Junho de 2012, (http://www.zwelangola.com/index-lr.php?id=8882)

Sem comentários: