29 março 2012

“Eleições” n’ A Gâmbia

(foto ©AP-DW)

Hoje há eleições n’ A Gâmbia…

Num Estado pluralista e democrático, onde as eleições presidenciais são um acto natural, as eleições presidenciais que vão ocorrer, hoje, n’ A Gâmbia, seriam mais uma acção popular para a natural escolha do candidato que irá gerir os destinos da Nação.

Todavia, o que se vai passar n’ A Gâmbia será tudo menos democracia.

Tudo porque a reeleição do golpista, autocrata, quiromante e senhor absoluto do País, Yahya Jammeh, está quase totalmente garantida.

O quase é para tornar um pouco credível a reeleição, até porque aparecem dois candidatos contra Jammeh: Ousaino Darboe, de 63 anos, que concorre pela quarta vez, e Hamat Bah, de 51, que vai na terceira tentativa. De notar que o (re)candidato presidente já está a caminho do garantido quarto mandato de cinco anos…

Tão garantido, que nem a CEDEAO se arrogou em apostrofar o simulacro a que chamam de eleições, abstendo-se, responsavelmente, de comparecer ao acto, evocando que as eleições não tinham garantidas os três principais factores que as deveriam caracterizar: livres, justas e transparentes.

Jammeh é visto como o governante que conseguiu garantir ao País um desenvolvimento como A Gâmbia, há muito, não via.

Mas se esse desenvolvimento é visível a população não consegue obter quaisquer dividendos justos. A maioria vive – ou subvive – com, somente, 2 USD por dia…

Além das eleições presidenciais, A Gâmbia também vai registar eleições parlamentares onde o partido actualmente no poder, Aliança para a Reorientação Patriótica e Construção (APRC), que já detinha 47 dos 53 assentos no Parlamento, irá conseguir aquilo que outros, ainda antes das suas, já dizem ir ter: a quase totalidade do Parlamento.

Quase, porque até ao fecho das urnas tudo pode acontecer.

É que os seis partidos oposicionistas fizeram saber que iriam boicotar as eleições, embora haja, e daí poder haver algum volte-face, quem defenda que, apesar de todas as justas críticas, ninguém deveria boicotar as eleições.

Ainda assim, de notar que apesar de rejeitar as críticas, a CNE local cancelou a votação em 25 dos 48 círculos nacionais.

Vamos aguardar para quem irão os 48 lugares em disputa directa, sabendo que 5 dos assentos são nomeados pelo presidente…

Citado no portal do Jornal Pravda.ru (http://port.pravda.ru/news/mundo/31-03-2012/33214-eleicoes_gambia-0/)

Sem comentários: