02 dezembro 2011

Cai ministra, viva ministro…

(o novo símbolo da EDEL - Empresa de Electricidade de Luanda - que "corre" nas páginas sociais)

Já há muito que se especulava que a Ministra da Energia e Águas, Emanuela Vieira Lopes, poderia cair dada a sua inoperacionalidade governativa numa área tão sensível tanto em Angola, no geral, como em Luanda, em particular.

Recordemos que o semanário Novo Jornal, na edição de 9 de Setembro, já antevia esta hipótese, quando num despacho do gabinete do Presidente Eduardo dos Santos, datado de 16 de Agosto passado, lhe eram já então retiradas todas as competência para exercer o cargo. Ora a queda acabou por acontecer neste início do mês e… ministro posto, ministro empossado.

Hoje o Presidente da República – ainda não mudou, continua a chamar-se e tudo parece indicar que assim se vai manter por mais 5 anos – José Eduardo dos Santos, empossou o novo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, até agora Secretário de Estado deste ministério, apelando para que acabe a “«falta de eficiência» do sector eléctrico, designadamente no abastecimento de electricidade à capital”.

O que não deixa de ser interessante é que o ministério era totalmente inoperativo como se manda abaixo o titular e se eleva o secretário de Estado, por norma, quem mais deveria estar a produzir. Curioso e relevante…

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei da escolha, a antiga ministra nao estava a mostrar trabalho se nao brincar com as necidades basicas e importantissima dos Angolanos. acredito que o novo Ministro esta dentro das coisas e tem conhecimento, uma vez que foi chefe de estado para energia e agua. se a memoria nao me foge, foi ele quem respondia as perguntas dos ouvintes que partiparam de um programa que aconteceu num Domingo no canal 1 da TPA onde o tema era para falar da energia e agua, ou aonde foram os valores. e que as perguntas eram dirigidas ao PCA da EDEL, que nem se quer sabia responder as perguntas a nao ser gaguejar e respostassem certesa. por mim o PCA da Edel tambem poderia ser afastado desse cargo, porque ele nao tem competencias para tal....... i'm really sorry to say that, but it is true

parabens senhor Ministro...... e ve se acaba duma vez com a escuridao, destribua mais agua potavel a populacao..... poque afinal de contas os Angolanos merecem e nao e um favor que o estado esta a fazer para o povo.....porfavor honram com as vossas palavras..... Chrisette