16 setembro 2011

Uma Democracia musculada?

"A Democracia pode ser uma ditadura mas, como afirmava Churchill, é, claramente, a melhor das ditaduras. Todavia, parece que há, em Angola, quem a queira torná-la numa amostra das senão piores, pelo menos numa das mais musculadas.

Isso se constata nas infelizes palavras de BB (Bento Bento) ao invectivar os seus correlegionários para caminhos pouco agradáveis numa Democracia.

Pode-se – e deve-se – arregimentar os compagnon de routes para campanhas políticas. Mas não se deve enfileirar os mesmos para actos que possam colocar em causa a democraticidade de um Povo, de um País, de uma Nação.

E o que BB fez, recentemente, foi isso mesmo.

É bonito invectivar a Oposição – onde ela anda, se é que, realmente, existe? – a tentar fazer melhor que o seu partido. Nada mais natural. O que já não é natural é afirmar que Angola, evocando a – já, gostaria de dizer assim, – quase esquecida guerra fratricida, o que seria ideal para o desenvolvimento sustentado do País, não pode respeitar a “totalidade dos Direitos Humanos” porque isso é demonstrar que o País não está, ainda, pronto para a Democracia o que, a fazer fé, na maioria dos discursos dos seus compagnon de routes isso não é verdade. Bem pelo contrário!

Nem é bom evocar a Líbia para justificar os receios que demonstra face às últimas manifestações populares registadas em Luanda, na Namíbia e no Bié. Exceptuando a de Luanda, todas as outras eram devidas a problemas sociais ou policiais. (...)" (continuar a ler aqui ou aqui)

Publicado no , secção "Colunistas"

Sem comentários: