07 julho 2011

Agência de notação coloca a Europa sob fogo

Uma das três principais agências de notação (ou ratings), a Moody's – as outras duas são a Standard & Poor’s e a Fitch – colocou Portugal na classe «lixo» (junk).

O ministro das finanças alemão critica o oligopólio destas empresas rating, que por acaso são norte-americanas, mas não apresenta como diminuir o seu impacto na economia global.

Até porque as empresas de rating foram acusadas de nada terem previsto por quando da crise de 2008, com a falência do banco Lehman Brothers, também ele norte-americano.

Pessoalmente, e conhecendo o que conheço destas empresas – talvez por antiga deformação profissional – acredito que previram mas preferiram omitir para, com isso, obter mais dividendos sabendo que a sua credibilidade estaria intocável, como se vê, quando os países e as empresas que os contratam fazem-no a preços elevadíssimos...

E sabendo que as ratings só notam os países e empresas que lhes pagam para isso não seria mais cordato os europeus abandonassem todos, e a uma só voz, as empresas de rating?

É que com a crise que parece “reinar” na dívida norte-americana, e por extensão, no dólar, não me parece que sobrevivessem sem os euros da Europa!!!

Por que com a crise do dólar e do euro quem está a ganhar é o ouro – que vai em preços recordes – e, com este, os que andam a investir fortemente nele, como um certo país que parece mostrar ter mais em caixa do que realmente terá para manter uma certa influência económica…

Sem comentários: