07 dezembro 2010

Negócios dos petrodólares no Futebol?

"A FIFA, no alto das suas naturais e compreensivas competências determinou que os Mundiais de futebol de 2018 e 2022 fossem atribuídos, respectivamente, à Federação russa e ao Qatar, preterindo, em especial, as candidaturas ibéria e britânica, para o de 2018, e norte-americana e australiana para o de 2022.

Nada mais legítimo, salvo se… Pois aqui é que entram as inúmeras dúvidas.

Primeiro as divulgações da imprensa britânica de que havia corrupção no seio da FIFA e que haveria conluio entre uma das candidaturas a 2018 e outra de 2022. Segundo a FIFA isso não foi provado mas o certo é que três dos seus executivos foram afastados.

Mais tarde, já depois do anúncio da atribuição dos Mundiais o presidente da federação inglesa de futebol deu entender que os russos já saberiam que iriam ser os vencedores e que alguns executivos da FIFA teriam anunciado o seu voto aos britânicos, um dos quais cerca de uma hora antes da votação, e depois constataram de numa primeira volta só teriam 4 votos e na segunda rodada desceriam para 2 únicos votos, um dos quais do representante britânico.

Agora veio a terreiro um antigo presidente da federação russa de futebol dizer que Putin, actual primeiro-ministro russo, fartou-se de contactar os diferentes membros e países para obter o respectivo apoio na votação.
" (continuar a ler aqui ou aqui)

Publicado no , de hoje, na coluna "Malambas do Kamutangre"

1 comentário:

Elisa Faccin disse...

Olá
Adorei este blog...completissimo, muitas informações, certamente vou ter muito o q ler daqui pra frente.
Sou amante da Africa e todo o povo africano
Um grande abraço