31 dezembro 2009

Os mais e os menos de 2009 (em Angola)

"Como habitualmente os órgãos de comunicação social fazem uma análise ao ano que finda e ponderam quem, na sua concepção, foram as figuras que como maior ou menos relevo evidenciaram, positiva ou negativamente, ao longo do ano em análise. O Semanário Angolense que também não fugiu a essa escalpelização vai permitir-me utilizá-lo, em parte, para as minhas meditações de fim-de-ano.

Para o semanário angolano SA a grande figura de 2009 terá sido o Professor, economista e analista político Justino Pinto de Andrade, um dos obreiros da extinta FpD e que quem mais terá contribuído, juntamente com o seu colega Nelson “Bonavena” Pestana para as múltiplas denúncias sociais quer nas eleições de 2008 quer no período que continuou durante todo o presente ano.

Claramente uma boa e acertada escolha. Até porque como escreve o SA se há “se há cidadãos que estejam a contribuir para que Angola seja efectivamente um país bom para se viver, Justino Pinto de Andrade, a seu modo, é certamente um deles.”

Todavia não posso concordar com todos aqueles com que o SA aponta como vencedores. Se Isabel dos Santos é, sem sombra de dúvidas uma das maiores figuras angolanas, pelo menos a nível económico é quem mais tem contribuído para suserar o Estado e a economia portuguesa a Angola – como alguém escreveu e muito bem, Isabel dos Santos é a gestora mais empreendedora e mais forte da economia portuguesa – já não concordo em colocar Eduardo dos Santos, o presidente de Angola em exercício, como uma figura vencedora de 2009.

Poderia ter sido, de facto, talvez a grande figura política do ano se tivesse cumprido com as suas promessas eleitorais, nomeadamente minorar – acabar em tão pouco tempo é sempre difícil para não dizer impossível – a corrupção no País, convocar as eleições para este ano como era previsível, e aceitar que o seu tempo de presidenciável credível já terá terminado devendo dar lugar a outros e salvaguardar-se como uma espécie de “reserva moral da Nação” face a tantos e tão indistintos tubarões que gravitam subservientemente à procura de mais-valias pessoais.

Não o fez e, mais grave, admitiu que não só deverá ir a eleições presidenciais como deixou implícitas que, as mesmas caso seja aprovada a matriz constitucional apresentada pelo MPLA, só haverá eleições em 2012 juntamente com as Legislativas desse ano.

Daí que para mim, Eduardo dos Santos foi uma figura que não soube resguardar-se e, por esse facto, acabou entre os vencidos do ano. (...)
" (continuar a ler aqui ou aqui)
Publicado como Manchete do , de 31.Dez.2009
... E FELIZ ANO NOVO!

Sem comentários: