23 outubro 2009

Ao que parece chegar o desplante…

De acordo com vários órgãos de informação, o actual presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, terá escrito uma obra intitulada “Straight Speaking for África” (Parler vrai pour l’Afrique – na versão francesa); um pretenso livro autobiográfico de Nguesso, editado pela Africa World Press e distribuído pela Amazon.com.

Não sei, porque ainda não vi capa de outra versão, se o original foi em língua inglesa ou, naturalmente, em língua francesa, a língua oficial da República do Congo. Nem disso será motivo, creio, para qualquer tipo de especulação, mas, tão-somente, uma questão de marketing aliado ao facto da obra parece ter tido o prefácio escrito por um anglófono.

Parece, porque de acordo com alguns órgãos de informação (podem ver
aqui ou aqui, aqui ou aqui ou aqui, por exemplo), nomeadamente em Angola (aqui ou aqui) – ou também a República do Congo se lembrou de expulsar angolanos –, o citado autor do referido Prefácio não terá sido nem achado, nem tomado, nem… escrito nada!

Ou seja, Nelson Mandela, assim parece que estaria assinado o tal Prefácio, não só nunca terá lido a obra como nunca escreveu o dito Prefácio!

Abusem do marketing, mas sejam mais moderados, por favor!

Sem comentários: