03 julho 2009

Por causa da corrupção, Quénia na África Austral?!

Quando li hoje esta notícia (imagem acima) que surge no Global Notícias – jornal gratuito do grupo Controlinveste (o mesmo que andou despedir jornalistas) –, página 14 (cimo) não sabia se havia de rir ou chorar por tão disparatada afirmação.

Não, não me estou a referir à corrupção porque quanto a isso cada um puxa para si os louros. Estou sim a debruçar pela localização geográfica do Quénia.

Vamos admitir que foi realmente uma notícia do Transparency International (que ainda vou tentar confirmar) mas mandaria o bom senso, se o grupo tivesse Jornalistas com o “J” maiúsculo, que se deveria ponderar bem a notícia antes de a colocar nos jornais.

É que o Quénia fica na África Oriental, por acaso a ocidente da Somália que fica, como por certo deverão saber os geógrafos do Global notícias e da Controlinveste – penso eu de que – no Corno de África, bem na África Oriental (ver em baixo o mapa de África com o Quénia em evidência; não basta irem às agências de viagem procurar saber onde são os safaris se não se sabe onde está o País…)

Como nota complementar, depois de aceder ao portal do Transparency International “Global Corruption Barometer 2009” fosse em inglês, francês ou espanhol (ver os links nos respectivos idiomas ou aqui, no global) aparece África sub-Saariana e nunca África Austral!! Salvo se o acesso se faz por outra forma que desconheça…

Quando se contrata produtores de conteúdos em vez de se investir em jornalistas e, complementarmente, talvez, em analistas de política internacional…

Ah! se foi por falta de elementos ou outros, o que sei e pude constatar que dos países da CPLP, só Portugal surge classificado (ou notado) e no sector privado. Porque será? Não haveria uma tabela para conseguirem classificar alguns dos Estados omissos da CPLP?

Sem comentários: