10 abril 2009

Pré-candidatos vão aparecendo…

(Porque é tão difícil descobrir na Internet uma foto/imagem do palácio onde ainda mora o senhor da foto? Será que é caso de "salvaguarda de Estado"?)

Ainda nem se sabe se vai haver eleições presidenciais este ano em Angola – parece que tudo conjuga que não – mas pré-candidatos já há.

O primeiro, que se mantém, é o economista e professor universitário
Vicente Pinto de Andrade; o segundo, por acaso uma segunda, é Luisete Macedo Araújo, uma finalista de bacharel em Teologia e próxima da Igreja Maná (a única que tem um blogue pessoal de campanha); e, agora, surgiu um terceiro pré-candidato, Vasco Cristóvão, médico, ex-militar das FAPLA e, parece, professor universitário (parece porque sei que houve quem contactasse a “sua” Universidade, a UAN, onde dizem leccionar e que estes terão afirmado ser aí desconhecido).

No entrementes, e de acordo com O Apostolado, há um outro pré-candidato,
João Kambwela, que, honestamente, não sei quem seja embora saiba ser um politólogo e dirigente do Amplo Movimento dos Cidadãos (AMC), organização que congrega representantes da sociedade civil angolana, e cuja intenção será ajudar o candidato a concorrer às presidenciais visando a mudança na liderança do país e a "eliminação da corrupção".

Entretanto, há um quinto sempre visível e imposto que nunca afirmou se seria ou não mas que todos aqueles que temem perder certos benefícios procuram que seja obrigatoriamente o “candidato”: José Eduardo dos Santos.

Não se preocupam com a sua vontade nem com a defesa da sua imagem – quer gostemos, quer admitamos, quer saporificamente aceitemos ou não, é o estabilizador e o actual aglutinador da actual paz social, política e militar que gozamos, mesmo que o sapo seja tão grande como a vaca bíblica –; só se preocupam o seu status quo no seio da nomenklatura e da bela vidinha que levam.

Pode ser, como alvitrava um analista há dias, e que também eu já tenho prospectivado e considero a mais adequada nos tempos actuais, que no Congresso de Dezembro saia um novo e surpreendente coelho da cartola de Dos Santos para azia de uns – e não poucos – quantos.

Vamos aguardando pelas modas e por mais aqueles que vão, por certo, aparecer. Até porque há um “galinheiro” de onde poderá ver sair para a conquista mais de um galo, mais ou menos depenado, mais ou menos, careca. Tudo dependerá de como se apresentarem no início do escadote…
Posteriormente retranscrito no /"Opinião" de 12.Abr.2009

Sem comentários: