23 abril 2009

África do Sul e a contagem dos votos

(Jacob Zuma, o novo presidente? Foto ©daqui)

A República da África do Sul (RAS) foi ontem a votos para as Legislativas e, complementarmente, para a eleição, por via indirecta, do seu novo Chefe de Estado. Cerca de 77% da população participou no acto eleitoral.

À partida tudo indica que o ANC (Congresso Nacional Africano), que está no poder há cerca de 15 anos, ou seja, desde que o a RAS se tornou no “País de Arco-íris” e desde que Nelson “Madiba” Mandela assumiu, com a inteligência que todos lhe reconheceram, e reconhecem, os destinos do País, deverá manter a sua larga maioria.

Ainda assim, se a vitória não está em discussão, já a sua habitual maioria qualificada parece não estar assegurada, ainda que o seu principal candidato, o polemitizado Jacob Zuma, considere isso possível bem assim a sua imediata eleição na Assembleia Nacional.

Hoje começou a ser feita a lenta contagem do escrutínio. E as primeiras indicações antevêem um ANC com dificuldades em mater a maioria qualificada devido não só ao aparecimento de um reforçado Congresso do Povo (COPE) e que inclui elementos descontentes do ANC, como da Aliança Democrática (DA) que já garantiu a vitória numa circunscrição.

Algumas das razões para o eventual fracasso na não renovação da maioria qualificada estará, em parte, segundo analistas sul-africanos, no
Jacob Zuma (as acusações proferidas, em tempos, contra ele, como a de corrupção, foram anuladas por interferência de terceiros, como o referenciou o PGR local, pelo que a sua eventual culpa, ou não, nunca foi, nem será, parece, provada em Tribunal) e na possível alteração da Constituição sul-africana que, a ser feita, seria a contento exclusivo, do ANC.

De acordo com notícias da RAS, o ANC teria perdido, também, numa das regiões mais pobres do País, perto da província de Joanesburgo.

Vamos ver quem no fim irá, de facto, cantar uma efectiva vitória… (porque na prática e como sempre todos cantá-la-ão.)

Sem comentários: