18 dezembro 2008

Isabel dos Santos, terceira accionista no BPI

(imagem daqui)


A Santoro Financial Holding, empresa do grupo de Isabel dos Santos comprou à sua afiliada MillenniumBCP (MBCP) cerca de 9,7% que este detinha no Banco BPI, tornando-se no terceiro accionista desta Instituição bancária que domina uma das maiores, senão mesmo a maior, Instituição bancária em Angola.

Até aqui nada de estranho; se há dinheiro e uma dupla vontade (um de comprar e outro de vender) porque não comprar as acções?

O problema é que no BPI estão dois potentados que não gostam, nem querem, confrontos ou tentativas de sombra; o MBCP bem se recordará disso.

Não acredito que Isabel dos Santos fique por aqui. Quem paga um prémio de cerca de 33% numa Instituição onde há muito as suas acções andam mais que flutuantes e pouco apetecíveis, não pensa, por certo, vendê-las com prejuízo – se isso acontecesse poderia levar as autoridades a desconfiar da existência de uma certa máquina de lavar roupa – como acredito que, caso lhe seja dada essa hipóteses, tentará dominar o banco.

Se o Itaú, banco brasileiro e segundo maior accionista, poderá não fazer ondas – Lula não quer ondas com Angola – já o La Caixa, sobre quem o próprio governo espanhol evita confusões ou não estivesse na maior e mais rica região de Castela (Espanha, perdão), não irá permitir veleidades a Isabel dos Santos. Recordee-se que a Espanha teve sempre uma relação económica muito privilegiada com Angola (enquanto Portugal via os pagamentos serem sistematicamente diferidos, Espanha, no dia contratado, tinha lá os seus dólares).

E o La Caixa já avisou que quer comprar acções até ao limite permitido pela lei portuguesa, ou seja,
33,33%. Por isso não esperem que o eventual casamento entre estas duas entidades seja curial. Apesar de Isabel dos Santos estar considerada como uma excelente gestora.

5 comentários:

Anónimo disse...

Todos sabemos que Angola "é gerida por um bando criminosos"...
São as afirmações do músico e activista irlandês "Bob Geldof", em 06 de Maio de 2008 num colóquio em Lisboa...
Isto prova as boas relações da "Alta finança de Angola com os nossos Bancos (BCP/BPI)"!!
Liga-te a:
http://bcpcrime.blogspot.com/

Um Abraço

Orlando Castro disse...

Tirando o facto de trinta e três anos depois, a maioria dos angolanos continuar a passar fome, continuar a ser gerada com fome, a nascer com fome e a morrer pouco depois... com fome, até aplaudo o negócio.

Kdd

Anónimo disse...

Ela não é boa gestora. Ela apenas tem o dito dinheiro para fazer empresas e pagar a gestores. E mesmo com esses gestores pagos as coisas não vão bem. Com a crise economica é que as verdades vão vir ao de cima.

Gil Gonçalves disse...

Quem só sabe roubar, ou que tudo lhe caiu do céu, nunca saberá administrar, e muito menos governar. Deposite no Millennium Bcp, e nunca mais o verá.

Anónimo disse...

Os jovens estudantes do império, brancos, pretos e mestiços, dos anos 50 e 60 diziam ao "analfabeto" caputo para ficar na "santa terrinha", por que eles sabiam muito bem governarem-se sozinhos.