19 novembro 2008

Moçambique em eleições Municipais

Decorreram hoje as 3ºs eleições Municipais da História de Moçambique.

Pouco mais 2,7 milhões de votantes eram o que alguns analistas esperavam que hoje tivessem ido às urnas para escolher os novos (alguns, já velhos) edis para os 43 municípios em disputa. Concorreram 16 organizações ou entidades políticas como segue: a Frelimo e a Renamo, à totalidade das autarquias; o PDD, a 23 municípios; a PT, a UNAMO-PSD, a Monamo, os Verdes, três coligações de partidos e seis grupos de cidadãos a indiferenciados municípios .

Duas cidades concentram, naturalmente, as demais atenções:
Maputo, para ver se o candidato a novo inquilino, Simango, consegue manter ou aumentar o score do anterior líder municipal ou se será suplantado por Namburete, e Beira, onde a disputa entre o antigo edil eleito pelas listas da Renamo iria, agora como independente, tentar manter o cargo em forte disputa com o candidato oficial do partido da perdiz.

No “passeio” que fiz por alguns portais noticiosos moçambicanos pude constatar duas coisas. Ou estavam em “out” ou desactualizados ou sem qualquer tipo de informação disponível. O País, por exemplo, está sem acesso; já as informações mais actualizadas d’ A Savana reportam-se às 12,19 horas de 18 de Novembro; O Jornal de Notícias e o Canal de Moçambique não apresentam quaisquer actualizações ou outro tipo de informações obre o acto eleitoral. No caso do Canal de Moçambique as informações existentes são de ontem. Também o Zambeze On Line (ZOL) está sem edição desde o passado domingo. Quanto à TVM, é o habitual; será mais rápido tomar um avião até Maputo que aceder ao portal da televisão moçambicana pelo que desisti, pelo menos no imediato, em esperar. Paradoxalmente, também o Notícias Lusófonas está sem notícias de Maputo.

A solução foi ir navegar por “colegas” moçambicanos, nomeadamente,
aqui onde obtive algumas informações.

Vamos aguardar pelo fecho efectivo das mesas de votos, dado que algumas, às 18,00 horas locais, hora de fecho, ainda estariam em funcionamento devido a atrasos diversos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estás arrasadoramente distraido. Então... e o Obervador?
Abraço
GG

micas disse...

Não tenhamos dúvidas. Se queremos estar actualizados em relação a Moçambique é só ler o Diário de um Sociólogo.

Ali e de uma forma quase compulsiva a informação está actualizada sempre.Bem haja Professor Carlos Serra.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o "micas"
Sou moçambicano, visitante regular do blog do Prof. Carlos Serra, e acho o blog moçambicano mais regular, com informação diversa, enfim,o blog moçambicano mais completo!