02 novembro 2008

Fechou o Girabola 2008

(Petro Luanda (de amarelo) versus Benfica de Luanda; imagem via TPA)

Terminou hoje o campeonato máximo do futebol angolano, o Girabola, com a confirmação da vitória no Campeonato pelo Atlético Petróleos de Luanda (Petro-Atlético) que defrontou e derrotou, na última jornad,a o Benfica do Luanda por 4-0 (muito vai ter a Welwitchea «Tchizé» dos Santos de batalhar se quiser ter uma equipa com mais força e mais garra para ultrapassar o 5º lugar final) no velhinho mas sempre belíssimo Estádio dos Coqueiros.

Nos lugares imediatos ficaram o 1º de Agosto, também de Luanda, e o surpreendente Recreativo do Libolo. Desceram à Segundona (segunda divisão) o Sagrada Esperança (campeão em 2005), o Petro do Huambo e o Benfica do Lubango. O Interclube, campeão destronado, safou-se, na última jornada, à depromoção. Também o Kabuscorp do Palanca e o Desportivo da Huíla conseguiram evitar, nesta última jornada, a despromoção.

De registar ainda, a vitória de Santana, do Petro de Luanda, na bola de prata ao terminar a competição dom 20 golos, três dos quais marcados hoje. Em segundo, ficou Love do 1º de Agosto. (Andam as equipas portuguesas à procura de pontas de lança no estrangeiro, a pagarem fortunas por jogadores que depois mostram não serem os ideais ou terem condições para singrarem quando se olhassem para os seus antigos alfobres talvez tivessem melhores resultados. O problema é que falam português com sotaque diferente do habitual e, no caso do Sport Lisboa e Benfica, pecam por não falar a língua oficial do clube, o castelhano).

Para acabar o ano futebolístico nacional só falta a Taça de Angola que vai ter as meias-finais dentro de dias e a final no Dia da Dipanda.

2 comentários:

mafegos disse...

Se é verdade que o girabola para o ano vai ter a presença do Lobito,não é menos verdade que se não estou errado,o Huambo fica sem um representante no girabola,é claro que vamos ter o Caala que é já ali.
Um abraço.

Soberano Kanyanga disse...

Lindo texto. Vem na esteira do que publiquei quando os jogos observavam intervalo. Só resta acrescentar, aqui, o que ainda não se disse com clareza, agora que terminou o Girabola 2008. Temos os despromovidos (Sagrada, Petro do Huambo e Benfica do Lubango. Os promovidos ao Girabola 2009 (Académicas do Lobito e do Soyo e Desportivo da Caála). Temos os que vão à Liga dos Campeões africanos (Petro de Luanda e D'Agosto). Falta compeltar quem acompanha o Libolo à Taça Caf (uma espécie de Taça Uefa). A outra vaga será ocupada pelo vencedor da Taça de Angola (concorrem Libolo, Sagrada, 1o de Maio e Santos. No emparceiramento para a Semi-final o Libolo defronta o Sangrada e o Maio joga conta o Santos).
Caso o Libolo vença a Taça de Angola, qualquer que seja o finalista derrotado vai representar o país nesta competição (taça CAF).