10 setembro 2008

MPLA confirmado vencedor das legislativas com brancos e nulos entre os vencedores…

(imagem de algures...)

"A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) já confirmou a vitória do MPLA nas Legislativas angolanas de 5 de Setembro. Até tudo bem, até porque a Oposição, primeiro que os próprios vencedores que souberam, politicamente, estar a recato e não embandeirar em arco como se fosse o mais natural – ou talvez fosse – já tinham reconhecido a derrota.

Mas o que já não é compreensível é que a CNE não diga, com clareza, qual foi a abstenção – pelos números apresentados infere-se que terá andado próximo dos 25% a 28% de abstenção – e quantos deputados os partidos obtiveram.

É certo que se debruçar sobre o livro de Jorge Castelo David, “Dicionário de Administração Eleitoral”, que honrosamente o autor me solicitou prefaciasse – mas que ainda está, estranhamente e há tantas semanas, no prelo – tenho a certeza que saberei, com um erro muito ínfimo, quantos deputados cada uma das forças políticas ao pleito eleitoral ganhou.

Mas não me cabe a mim dizê-lo mas tão-só à CNE mesmo antes dos resultados serem confirmados pelo Tribunal Constitucional.

Há números que não metem. Podem estar ligeiramente incorrectos, mas não falham! E a CNE, neste caso, está a falhar ao não indicar quais os deputados que coube a cada força política, quer a nível provincial, quer a nível nacional.

É certo que o número de reclamações pode alterar a distribuição. Mas não deverá ser mais que um ou dois deputados. (...)
" (pode continuar a ler aqui ou aqui)
Publicado como Manchete do , de hoje sob o título "Brancos e nulos entre os «vencedores»"

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas notícias!

A primeira medalha, de prata, para Angola! Parabéns, José Armando Sayovo!

http://www.jornaldosdesportos.com/noticias/diversasmodalidades_p2.htm

Anónimo disse...

A primeira dos Paralímpicos de Pequim 2008!=)