17 setembro 2008

Já são definitivos!

(fonte: Comissão Nacional de Eleições/CNE; clique na imagem)

Depois do Tribunal Constitucional ter considerado improcedente a reclamação da UNITA a CNE divulgou os resultados definitivos e os deputados eleitos; só se estranha que poucos minutos depois de se saber o acórdão do TC a CNE fosse tão pronta a divulgá-los quando durante o pleito eleitoral mostrou tão deficiente organização. Pode ser um bom augúrio para as eleições presidenciais…

Agora que o MPLA confirmou ter obtido a maioria qualificada é bom que não se esqueça que a Constituição que pensam apresentar deverá ser tomada em conta para 100% da população e não para os tais 81%. E andavam alguns dos seus militantes e dirigentes preocupados por acharem que não conseguiriam obter nem 2/3 dos deputados quanto mais 81,64% e 191 assentos. Por acaso, os mesmos que ainda há pouco tempo achavam estranho que no Egipto e na Guiné-Equatorial os respectivos partidos do poder tivessem um resultado tão elevado como o que obteve o MPLA.

Enfim, mudam os países mudam-se as estranhezas. Mas o povo é que tem razão na sua sábia escolha. Nem sempre…

Agora vamos aguardar pela tomada de posse dos novos deputados e a apresentação do Governo que, na prática, será mais de transição que efectivo. Não esquecer que no próximo ano haverá eleições presidenciais e o novo presidente poderá não querer no seu Gabinete alguns dos novos futuros Ministros. Mesmo, e esperemos que a sua pertinente ponderação lhe mostre que será mais útil fora que na presidência, que o novo presidente se chame Eduardo dos Santos…

Pode aceder à identificação dos deputados acedendo aqui.

Sem comentários: