10 agosto 2008

Guiné-Bissau, mais uma crise não só política...

"Depois da dissolução do Parlamento e nomeação de um novo primeiro-ministro – que constitucionalmente só pode ter funções de gestão até às eleições legislativas de Novembro – e do aviso sobre a possibilidade dos militares poderem intervir na vida política – principalmente quando na véspera os militares derrubaram a vida democrática na Mauritânia – eis que surgem novas e desencontradas informações sobre uma eventual tentativa de intromissão na vida política Bissau-guineense.

Segundo algumas fontes o até há pouco Chefe do Estado-Maior da Marinha Bissau-guineense, almirante Américo Bubo Na Tchuto, terá sido suspenso das suas funções e desarmado pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Tagm Na Waié, por alegada implicação no tráfico de droga, o que iria ao encontro do aviso de “Nino” Vieira.

Outras fontes afirmam que o almirante Na Tchuto terá tentado levar a efeito uma Coup d’État contra o presidente “Nino” Vieira tendo sido denunciado e colocado sob prisão domiciliária, conforme anunciou o Estado-Maior General das Forças Armadas.

Mas o interessante é que o general Na Waié terá sabido previamente desta tentativa de Golpe e procurou demover o almirante Na Tchuto só o mandando prender quando os comandantes contactados denunciaram o almirante. ...)" (continuar a ler aqui ou aqui)

Publicado no /Manchete, de hoje, sob o título "(Mais uma) crise não só política volta a aterrar na Guiné-Bissau"

Sem comentários: