07 junho 2008

Ansumane Mané morreu porque…

(foto BBC)

Dez anos após a revolta de 7 de Junho de 1998, uma questão que se mantém no ar e que Orlando Castro, de uma forma pertinente, a relança.
Em 2002 o então general Ansumane Mané foi acusado de tentar derrubar o então legítimo governo de Kumba Yalá e, segundo fontes oficiais, teria sido morto em combate quando procurava escapar às forças armadas governamentais que o tentavam deter.
Só que fontes citadas pela Amnistia Internacional disseram sempre que ao contrário do propalado o brigadeiro não teria morrido em combate mas teria sido detido, espancado e fuzilado (há uma certa similitude com um líder morto em “combate” no eixo sul do Golfo da Guiné).
Por isso a questão mantém-se: como morreu, porque realmente morreu e quem mandou matar o general Ansumane Mané?
Uma resposta que persiste no segredo dos deuses e que os sucessivos Governos parecem não ter interesse, nem os militares, em responder à mesma!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ansumane Mané foi morto a mando de Kumba Yala. A justica na Guiné sempre se faz com a forca de arma. Quem sabe, tarde ou seja, a familia do tal homem tera justica da mesma forma!

Anónimo disse...

Ansumane Mané viveu heroicamente na defesa da democracia e da governação da Guiné-Bissau no interesse do Povo.

KYalá, serpente demoníaca, inimigo do povo, seduziu, corrompeu e comprou com promoções militares escroques da Junta Militar à procura da primeira oportunidade para darem largas às suas sedes alarves de poder, privilégios e abusos sobre um povo frágil e pobre.

Os sonhos loucos, pérfidos e preversos de KYalá e dos militatres parasitas do povo, não podiam deixar de ser afrontados com frontalidade e determinção por Assumane Mané e seus fieis camaradas, que pagaram com a vida o seu amor ao povo guineense, à democracia, à responsabilidade de haver governação no interesse do povo, lutando contra à usurpação do poder por poderosos e corruptos que exploram o povo, que fazem o povo sofrer e lhe bebem o sangue para viverem faustosamente com o que lhe roubam.

Assumane Mané deu a vida pelos seus irmãos, camaradas, pelo povo pela cidadania, pela governação responsável na GB. A M é o Jesus Cristo da GB. AM salvou a sua alma, merece um lugar junto de DEUS. O mesmo não se pode dizer dos animais sedentos de poder e de abuso sobre o povo que para satisfazer os seus vícios e intentos malignos o tiveram de o assassinar. De que lhes serviu matar o AM, de que lhes vai servir a riqueza e o prazer, perderam as suas almas. Quando acabar o teatro da vida, em que mostraram como equanto são indignos, o fogo das auas almas vai torturá-los sem remédio numa existência definitiva infernal. Idiotas, tão idiotas que dariam pena, se não fossem o nojo que foram e continuarão a ser até que o tempo corrompa os seus corpos de actores incívicos no teatro Terreal, em que somos testados, para depois termos o que merecemos.


Viva AM, Viva JC, Viva o Povo que sofre o abuso dos escroques!

DEUS é quem manda, no fim ele irá apartar sem dó nem piedade o trigo do joio. Não contem com perdões a falsos arrependimentos. JAVE conhece as almsa, ninguém o engana, a não ser a si próprio.

Quem não trata o seu semelhante como seu espelho não cumpre a Lei de DEUS. Os vendilhões do Templo
são corridos para a Infernidade, arderão, serão consumidos, sem nunca poderem alcançar a paz.

Sóm há um caminho correcto na Vida, aquele em que fazemos o que DEUS quer. Esse não conduz a fazer mal aos outros que como nós habitamos por algum tempo o teatro em que revelamos naquilo em que nos queremos tornar, o que como todo o erro, acaba por prejudicar quem o pratica, mesmo que pareça que não!



Tenho dito

Alvarenga