20 junho 2008

Adeus Euro2008 com o Mundial2010 à espreita (ou a surpresa de Madail)

(DDR; imagem da net)
Foi uma semana futebolística quase 100% aziaga para as cores lusófonas.
Só Cabo Verde escapou à hecatombe nos confrontos para o CAN e Mundial 2010. Depois de Angola – só para o Mundial porque irá organizar o CAN2010 – ter baqueado frente à Uganda, o que nunca tinha acontecido, por 3-1, depois de Moçambique ver a sua vitória transformada, pela arbitragem, em empate e da derrota, ainda no domingo de Portugal face aos suíços, os descendentes de Viriato disseram adeus ao Euro2008, nos quartos-de-final, face à quase certa candidata Alemanha – a par da Itália deverá ser uma das finalistas do Euro, ou não fosse o futebol uma empresa geradora de muito dinheiro, onde quase, diariamente, e ao contrário de outros países, os verdadeiros candidatos têm sempre os seus dirigentes políticos e governantes a assistirem aos seus jogos.
Com o adeus de Portugal ao Euro2008, diz também adeus Luís Filipe Scolari que fecha um ciclo.
Scolari pode ter tido alguns erros, humanamente, teve-os; escolhas, umas, talvez, infelizes, outras claramente mostrando o seu perfil enquanto pessoa e formador de carácter.
Com a saída de Scolari o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, já afirmou que vai querer um treinador que fale português, não tem necessariamente de ser português, mas que fale a língua que une mais de 2oo milhões de falantes, e que "pode não ter ganho no passado, mas tem de ter ambição". E que poderia haver alguma surpresa.
Ora como a imprensa tem aventado as hipóteses Zico e Luxemburgo deixaria de ser surpresa se fosse algum deles.
Então porque não ser por exemplo… Oliveira Gonçalves, o actual treinador dos Palancas Negras.
Já deu provas de ser um bom estratega, de não admitir vedetismos – Mantorras que o diga – e de se “estar nas tintas” para os complexos clubísticos, o que é necessário em Portugal para continuar a haver uma Equipa e não uma Selecção, e, além disso, já mostrou ser ambicioso.
Ora, e aqui sim, é que haveria surpresa!

Sem comentários: