23 abril 2008

Enquanto uns falam, outros fazem!

"Segundo um artigo hoje originado na Lusa, e citada no portal Sapo, o Brasil, considerando que a língua portuguesa é, segundo o Celso Amorim, MNE brasileiro em visita a Bissau, "algo de muito importante, porque é um instrumento de cultura, de conhecimento, de comunicação e de ciência" decidiu criar uma universidade, no Nordeste brasileiro - por uma questão de integração (é! uns falam, outros fazem) - que se chamará de Universidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)!

De acordo com o Ministro a universidade vai ter metade dos alunos brasileiros, por uma questão de integração (há quem pense nela e saiba o que fazer), e a outra metade será de alunos provenientes da CPLP, sobretudo africanos e de Timor-Leste.

Entretanto, e visando um maior incremento da língua portuguesa na Guiné-Bissau, o Ministro brasileiro - enquanto uns vão falando e temendo acusações de neocolonialismo, outros têm uma visão do longo prazo - informou que irá ser reforçado o ensino da mesma, nomeadamente com a abertura do Instituto de Estudos Brasileiros, na cidade de Bissau.

Depois critiquem as reformas ortográficas e digam que a pureza da língua portuguesa - qual? - é mais importante. (...)" (continuem a ler aqui ou aqui).
Publicado, hoje, no portal , na minha rubrica/debate "Lusofonia"

Sem comentários: