28 abril 2008

Angola, mudar a Lei Eleitoral agora?!

"Segundo li o MPLA, principal partido da coligação no poder, o GURN, quer apresentar uma proposta de alteração à Lei Eleitoral, passando dos actuais 4 (provinciais) e 10 dias (para os nacionais) para afixação dos resultados eleitorais para 7 e 15 dias, respectivamente.

Porquê agora e a tão poucos meses das eventuais eleições – o senhor presidente Eduardo dos Santos ainda não as convocou, nem anunciou, oficialmente, a data; só intenções – legislativas.

Por outro lado se fosse para melhorar alguma coisa que pudesse induzir como incorrecto ou menos exequível na actual Lei, talvez ainda se admitisse.

Mas alterar períodos de afixação de resultados eleitorais e, ainda por cima, substancialmente mais longos, já não se entende minimamente – ou procuro não entender – bem.

Porquê agora e a tão poucos meses das eventuais eleições – o senhor presidente ainda não as convocou, nem anunciou, oficialmente, a data; só intenções – legislativas.

Sabemos que Angola ainda carece de bons caminhos e melhorar as suas depauperadas e violentadas vias rodoviárias e ferroviárias, por causa de uma longa e absurda guerra fratricida. Cada vez mais o penso, quando vejo como se comportam os antigos contendores perante os mesmos factos; um, parece um gatinho crente na bondade do outro, e o outro, uma esperta chita que, periodicamente, chicoteia o primeiro. (...)" (pode continuar a ler aqui ou aqui)
Publicado no , edição., de 26/abril/2008

Sem comentários: