04 fevereiro 2008

Zimbabué, que oposição?

(Quem explicou a quem como dividir para reinar? Imagem daqui)

Por que há-de se preocupar o senhor Mugabe e a ZANU-PF com as próximas eleições se a oposição está esfrangalhada e não se entende para se reorganizar como desejariam e esperariam os zimbabueanos que anseiam por ver Mugabe e seus muchachos pelas costas?
Enquanto Mugabe e a ZANU-PF vão cantarolando, de passo em passo, dia-a-dia, para a vitória oficial nas próximas eleições, mesmo que isso possa nem ser verdade e vá custar ainda mais ao Ocidente e a todos os que pugnam pela Liberdade e pela verdade democrática, a oposição democrática, antes agrupada no Movimento para a Mudança Democrática (MDC), está dividida em duas facções que não se entendem.
Perante estes desconchavos, Mugabe e a ZANU-PF vão cantarolando, de passo em passo, dia-a-dia, para a vitória oficial nas próximas eleições, face à dificuladde em a Oposição redistribuir eventuais lugares elegíveis – como se Mugade deixasse elegê-los – na região Matabeleland, entre a facção do académico Arthur Mutambara, que predomina nesta região, e a da principal facção do MDC ainda liderada pelo histórico Morgan Tsvangirai.
Como quer a oposição ser levada a sério quando ainda antes das eleições já não se entende quanto aos lugares a distribuir. Se isto é assim com assentos no Parlamento como será com o Governo?
Enquanto isso, Mugabe e a ZANU-PF vão cantarolando, de passo em passo, dia-a-dia, para a vitória oficial nas próximas eleições porque com eles não haverá, por certo, um novo Quénia.

Sem comentários: