01 fevereiro 2008

Igreja Maná suspensa em Angola

(reunião da Igreja Maná em Angola; foto ©angonotícias)
De acordo com um decreto-lei emitido pelo governo angolano, o decreto-lei 14/92 publicado no DR nº15, 1ª série, de 25 de Janeiro, a Igreja Maná viu as suas actividades suspensas por “violações sistemáticas da lei angolana e da ordem pública”, nomeadamente desvio de fundos doados por uma empresa pública, no caso a Sonangol, para construção de escolas e que se preparavam para viajar para Portugal, como parece que era habitual.
Até aqui nada a apontar mesmo considerando que a Igreja Maná, em Angola desde 1984, tinha registados cerca de 600 mil fiéis que enchiam as mais de 500 casas e templos abertos em nove províncias do País (Benguela, Huíla, Huambo, Namibe, Moxico, Malange, Lunda-Sul, Cabinda, Bengo, Cunene e Luanda).
Agora o que consta em Luanda é que a igreja foi suspensa porque se recusou a apoiar abertamente um determinado sector político do País, ou seja, autorizar a propaganda política de um partido no seu seio.
E se isso é verdade, mal vai a Democracia no País.
Por isso não é de estranhar que a Human Rights Watch (HRW) denuncie que Angola está entre os países onde se verificam mais violações dos Direitos Humanos – mesmo que estes sejam deturpados por Igrejas que visam mais o lucro fácil que acalmar os espíritos dos crentes – ou cerceiem a Liberdade de imprensa.
Mas diga-se, em abono da verdade, que além de Angola, também o Brasil e Timor-Leste, no mundo Lusófono, estão “bem” mal-classificados e pela primeira vez a HRW decidiu pôr a “boca no trombone” e denunciar o “fechar de olhos” que as chamadas democracias ocidentais fazem perante os abusos sistemáticos de ditaduras e autocracias tudo em nome de, na maior parte das vezes, obscuros interesses comerciais. Entre os regimes autoritários ou autocratas visados estão a China, Rússia, Quénia, Somália, Paquistão, Bahrein, Jordânia, Nigéria ou Tailândia.
No caso da China, os Jogos Olímpicos estão a servir para “branquear” o regime perante o descanso das democracias.

2 comentários:

Blog do Sardinha disse...

Meu caro, nem tudo em Angola e politiquice, a igreja Mana foi interdita por via de um donativo que a Sonangol deu de 750,000 USD,(se nao estou em erro no valor), que em principio de destinavam a um orfanato e que foi utilizado pelo Sr Jorge Tadeu, lider dessa Igreja para exportar para Portugal e segundo alguns comprou um aviao.

Em Angola, faz o teu negocio, mas nunca faltes ao respeito.

Anónimo disse...

oque o senhor sardinha disse não passa de uma mentira.é deicho uma alerta sem enteção de amiaço, não se metem com homem de Deus, tem que por em mente que estão se meter com o propio Deus, e não tem ninguem que se levata contra Deus continua em punho, param com aperseguição no homem de Deus...