13 janeiro 2008

Moçambique e Angola, dois bons ensaios

(imagem ©daqui)
Apesar da derrota por 2-0 (ao intervalo estava 0-0) que os Mambas, de Mart Nooij (o treinador não chamou a maioria dos jogadores que jogam no estrangeiro), sofreram, em Durban, perante os sul-africanos, os moçambicanos tiveram uma excelente participação no amigável que fizeram face Bafana-Bafana, de Carlos Alberto Parreira, o seu último teste antes do CAN-2008, no Ghana.
Por sua vez, e no penúltimo jogo de preparação para o mesmo CAN, Angola e a campeã, em título, Egipto, empataram a 3 bolas, em Alverca, próximo de Lisboa, num excelente encontro ouvido na rádio RDP-África, e que por estar fora de Lisboa não pude assistir, infelizmente. O último teste será, na próxima semana, com o Marrocos.
De notar que Angola e África do Sul irão disputar a primeira partida do seu grupo (Grupo D) no CAN-2008.
De salientar a magnífica transmissão que a RTP-África NÃO FEZ – repito NÃO FEZ – ao contrário da sua irmã RDP-África que retransmitiu o jogo para a comunidade angolana, em Portugal, e para o exterior via satélite e via internet.
Uma vez mais, e lamentavelmente, a RTP-África não cumpriu – NÃO CUMPRIU – a sua obrigação. Respeitar o que a ela está subjacente (ser um canal para África e africanos) e manter, apesar dos seus já felizes 10 anos, quase como um 2º canal da RTP-Internacional.
E sabendo nós que o desafio foi transmitido para Angola, conforme foi dito na RDP-África, em tempo oportuno.
Para quando a TPA (Televisão Pública de Angola) passa a emitir via Internet para a vastíssima comunidade no exterior, em directo e não em diferido, como já faz em alguns programas, embora com algum atraso (ver aqui, na secção “Multimédia”)?
Fica o pedido à consideração dos excelentíssimos senhores Director de Informação da TPA, Ministro da Informação, líderes da Oposição e senhor Presidente José Eduardo dos Santos.
A Diáspora (ou comunidade no exterior se não gostarem daquela palavra) ficar-vos-á muito grata!
Já agora aplaudir as excelentes campanhas que o Andebol nacional está a fazer no 18º CAN-2008 que está a decorrer em Angola; tanto as equipas masculinas como a feminina estão nas meias-finais.

Sem comentários: