06 dezembro 2007

Fait-divers da Cimeira UE-África I

Ainda a Cimeira não começou e já temos uns “fait-divers” interessantes.
O primeiro começou com a exigência de alguns Chefes de Estado em terem viaturas blindadas ao seu serviço enquanto estiverem em Lisboa.
Destacam-se pelo pedido, os casos de Angola, Argélia, Egipto, Tunísia, Turquia(?!?!?!?! – citado no DN de 6-Dez-2007, pág 3) e Zimbabué. Além destes também as europeias Alemanha e a Espanha serão contemplados com viaturas blindadas bem assim a africana Líbia que trouxe uma viatura própria.
Se nos casos dos argelinos, egípcios, tunisinos – devido ao integrismo islâmicos – dos turcos – por causa da questão curda – e do zimbabueano Mugabe porque ser uma personalidade malquista – e sabe-se bem porquê – já o caso do Presidente José Eduardo dos Santos, de Angola, é pouco entendível.
Além de ficarmos a saber por via indirecta e oficiosa que é o engº. Eduardo dos Santos que vai chefiar a comitiva angolana – nada ainda tinha transpirado oficialmente, embora também já há quem diga que não… – ficamos também a saber que o senhor Presidente considera – o que eu não quero acreditar – que os angolanos residentes em Lisboa podem ser potenciais assassinos. Ou será que o que ele realmente receia serão os costamarfinenses, congoleses, “zairenses”, zambianos e zimbabueanos que não gostam das “normais” interferências angolanas nos assuntos dos seus países?
Se assim é ficamos mais descansados. Caso contrário, iríamos ter o SIS sempre atrás de nós…
Ainda assim, registe-se que as organizações de angolanos em Lisboa – pelo menos as mais conhecidas – continuam a aguardar um eventual encontro com o senhor Presidente.

Sem comentários: