29 novembro 2007

TAAG mais 4 meses a penar

(DDR)
A União Europeia, apesar de reconhecer que da parte das autoridades angolanas há um esforço para melhora a segurança aérea da sua companhia de bandeira, vai manter a TAAG fora dos céus eurocratas por mais 4 meses.
Se a própria IATA já questionou a TAAG como podemos nós levar a mal as restrições da EU?
Mas, já agora, e esperando que sua Excelência o senhor Presidente da República, Engº José Eduardo dos Santos, naturalmente e para evitar gastos desnecessários ao depauperado erário público – já que embora Angola tenham milhões de milhões, que uns quantos usufruem de milhões, os nossos milhões de concidadãos só têm, e quando têm, uma pequena malga de milho e mandioca e “peixe podre” para (sobre)viver – só voe na nossa companhia de bandeira, a TAAG, como poderá estar presente na Cimeira de Lisboa? Ou será que não?
E se o fizer, como naturalmente se espera ao primeiro defensor das coisas angolanas, será que Luís Amado, tal como já fez com Mugabe, convida o presidente angolano mas espera que ele não vá à Cimeira? não vá algum “Boeing” – como não temos, segundo parece para a UE, aviões da “Airbus” o que não é verdade, – cair em cima da notáveis cabeças dos líderes eurocratas que vão “oferecer” a sua “ajuda” a África…

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é verdade que a UE ou França estejam a boicotar a TAAG por ela ter recentemente adquirido aviões a Boing. Se consultarem a "Lista Negra" verificam que a maioria delas tem frota Airbus. Essa foi uma maneira de desculpar a ineficiente e deficiente gestão da TAAG. Não embarque por essas conversas caro PULULU

ELCAlmeida disse...

Caro Anónimo,
É evidente que não embarco por essas linhas.
Os problemas da TAAG medem-se logo pelo facto da IATA - a entidade internacional que regula as companhias de aviação - já ter também deixado um aviso muito, mas muito, sério - pela sua incapacidade de gestão e de manutenção técnica das aeronaves.
Agora que esses problemas já eram conhecidos - e bem conhecidos - e nada faziam, nomeadamente na Europa - os EUA ainda continuam a fechar os olhos -, lá isso é verdade.
Tal como também é verdade que a entrada da Angola na citada lista só aconteceu depois da Airbus perder a corrida e de Angola ter "esfriado" as relações com França.
E se verificar o que a partida seria um facto consumado para continuar por muito tempo, a UE já admite rever em Fevereiro 2008 a lista.
Ou seja, depois da França ter retirado os nomes angolanos do Angolagate e de sarkozy ter sido convidado para ir a Luanda, o que vai acontecer muito em breve, os técnicos eurocratas já indicaram menos problemas. Daí que o relatório afirma, contrariando o da IATA, que já se verifica algumas melhorias.
Não é uma procura de "culpados" ou de boicotes, mas que há certas "estranhezas" neste complexo problema, temos e reconhecer que sim.
Cumprimentos
Eugénio Almeida