18 setembro 2007

A Televisão portuguesa e África

(Um programa diário da RTP, para a diáspora portuguesa, retransmitido para todos os emissores internacionais)

"Periodicamente vou me batendo por que a Diáspora afro-lusófona tenha uma televisão onde possa se rever e matar saudades dos seus países.
Ainda o recente Afrobasquete, em Angola – com a presença de 3 países dos PALOP, duas das quais foram só a campeã africana, Angola, e medalha de bronze, Cabo Verde –, e a não cobertura pela RTP-África do evento mostram quanto a televisão portuguesa e os seus directores se estão nas tintas para o público alvo a que se destinaria a RTP-África.
Muitas, e não poucas vezes, esses responsáveis esquecem-se que o grupo RTP tem um canal exclusivo para a comunidade portuguesa, a RTP-Internacional. Por isso, não se entende que mantenham programas que só interessam à comunidade lusitana, nomeadamente, anúncios para um público-alvo situado na região franco-belga, como aconteceu recentemente. Não se entende este ostracismo que os responsáveis lusitanos praticam com a comunidade afro-lusófona. (...)
"(continuar a ler aqui)
Publicado n', edição 61, de hoje, sob o título "A quem serve a RTP-África? RTP passa (bem) ao lado das realidades lusófonas" (edição em PDF por assinatura)

Sem comentários: