09 setembro 2007

E ao fim-de-semana…

(pôr-de-sol no Algarve; foto © LAPA)
… sempre que se pode e se proporciona, dou umas pequenas férias ao computador e a mim-próprio.
Como estive fora destas lides no fim-de-semana só hoje posso dar conta e analisar dois factos importantes no continente africano.
Um, aconteceu em Marrocos onde se realizaram as legislativas, como analisarei à parte. O outro, não menos importante, o fim das qualificações para o CAN2008 onde Angola já tinha carimbado o passaporte, embora tenha perdido no último jogo com o Quénia – nos últimos minutos, a sina da lusofonia? – e onde Moçambique e Cabo Verde poderiam carimbar os seus vistos.
Infelizmente, e apesar da brilhante vitória conseguida na Tanzânia, os mambas que conseguiram, ainda assim, um brilhante segundo lugar no grupo, não conseguiram ser um dos três melhores segundos lugares. Apesar de ter, tal como outro duas ou três selecções que também ficaram com nove pontos, Moçambique que teve 2 vitórias e 3 empates ficaria impedida de seguir dado que o Togo, por exemplo, que ficou com 9 pontos teve 3 vitórias.
Também a equipa crioula não conseguiu o visto ao ser derrotada em Conakri por 4-0.
A dúvida fica, em qual grupo havia mais homogeneidade e mais equilíbrio? E como se pode dizer que são os três melhores quando, num grupo só havia 3 equipas o que, à partida, condiciona e coarcta qualquer hipótese ao segundo lugar?
E em questão de equilíbrio, no grupo 8(?) a diferença final entre o primeiro classificado, a Guiné, e o último, Cabo Verde, era SOMENTE de 3 (três) pontos! E o equilíbrio viu-se na última jornada onde a poderosa Argélia foi eliminada da fase final pel’ A Gambia.
Já, em nota de rodapé, a mundialista África do Sul (Mundial de 2010) parece ter sido eliminada na última jornada (1-3) pela Zâmbia. Na primeira volta os Bafana-bafana venceram por somente 1-0. Segundo o calendário/classificação do CAN2010, ainda não totalmente completo à hora que escrevo, dava como classificação final as duas selecções da SADC no topo com 11 pontos. Como a diferença é favorável aos zambianos…
perante estes factos só me resta esperar e desejar ver Moçambique e Cabo Verde no CAN2010, em Angola, e, por extensão, no Mundial da África do Sul do mesmo ano.
De saudar, também, a vitória da Nigéria no Campeonato do Mundo de Futebol em sub-17 ao bater a Espanha na transformação de pontapés da marca de grande penalidade. Ao fim do tempo regulamentar havia um 0-0; nos penaltis os leões nigerianos converteram 3 e os espanhóis, nada!

Sem comentários: