25 agosto 2007

Uma lei da rolha pouco subtil

Se havia dúvidas que em Portugal falar, mesmo que com razão, é sinónimo de maçadorias e de candidatura a levar com uma “rolha” o que se passou com o autor do blogue “Do Portugal profundo”, com a maneira como certo jornalismo é tratado e, ou, é subserviente ao poder instituído, e “last, but not least” o que agora se passa com o Professor José Adelino Maltez, sujeito a um inquérito com eventuais consequências disciplinares, no ISCSP, é prova inequívoca que a censura em Portugal é muito (pouco) subtil, mas certa e evidente.
Antes eram os clubes de futebol que impunham a “lei da rolha” aos seus jogadores e funcionários.
Agora, é a sociedade civil e política que o faz aos cidadãos…
E viva a censura republicana, laica e socialista; ou será republicana, progressista e cristã; talvez, mais, república(na), liberal e anacrónica.
Por certo, que será culturalmente política e subserviente!
E viva a delapidação da cultura. Que ninguém se atreva a contestá-la!...
.
Adenda: e para que a cultura portuguesa - e Lusófona, porque num caso e no outro é, era, globalmente lusófona - fique ainda mais pobre, acabei de saber que faleceu um Homem da Cultura portuguesa, o professor e ensaísta Eduardo Prado Coelho.
.
NOTA: Tal como tinha desaparecido da web, assim ele voltou a aparecer. Já se acede, de novo, ao portal da CEPP e no endereço original: http://www.iscsp.utl.pt/cepp.
Houve quem não gostasse que se estrebuchasse mas, parece ter sido a única solução.

Sem comentários: