21 agosto 2007

Como está animado o Girabola2007 com a segundona à espreita

Na sexta, o meu Benfica de Luanda, que esteve com um pé na edição deste ano da CAF/Mandela Cup e luta, agora, para não ser despromovido, bateu o Atlético da princesa do Namibe por 2-1. O 1º de Maio, da cidade das acácias, travou o Esperança Sagrada, empatando mas ficando, ainda, em zona perigosa de descida; o Petro do Huambo derrotou o ASA (1-0) – só não percebo porque o treinador angolano não tem o mesmo destaque que Manuel Fernandes… e não me venham dizer que isto é excesso de nacionalismo da minha parte –; o Interclube derrotou no Luena o Juventude do Moxico, o que põe esta equipa n o próximo ano, definitivamente, na segundona; o Petro-Atlético de Luanda bateu o Desportivo da Huíla (uma província bem representada) por 2-1; e o líder 1º de Agosto foi empatar ao Lubango com o Benfica local.
Ou seja, vamos ter um final de campeonato com 3 equipas, separadas entre si por 4 pontos, em pleno confronto. Duas delas encontrar-se-ão já na próxima jornada: 1º de Agosto – Petro-Atlético de Luanda enquanto o Interclube recebe os desmancha-prazeres (o ASA que o diga) do Petro do Huambo.
Por sua vez no torneio de apuramento da segundona para o Girabola2008 interessantes confrontos onde participam equipas históricas como o Recreativo da Caála que deveria ter visitado o FC Bravos do Maquis mas que se deve ter esquecido do caminho ou da data e perdendo, por isso, por falta de comparência (faltou dois dias seguidos), e o Benfica de Huambo que recebeu o Académico do Lobito ou a visita do Sporting de Cabinda ao Esperança do Kongo.
Três equipas históricas, a que se junta o não menos histórico Progresso do Sambizanga, a quererem voltar à ribalta da 1ª divisão, o Recreativo da Caála – a faltar aos jogos será difícil –, o Benfica do Huambo – como deve estar eufórico o meu amigo Orlando Castro (??? é que ele é portista) – e o Sporting de Cabinda.
Já agora e para que conste o Sporting de Cabinda, que venceu os kongoleses (1-0) está em boa posição para regressar ao Girabola – comanda o grupo A destacado, seguido do Progresso de Sambizanga; os sambilas, na última jornada, golearam o Dom Afonso Nteka por uns expressivos 8-1.
Por sua vez o grupo B é comandado pelos Bravos do Maquis, seguidos do Recreativo do Libolo (K.Sul). Infelizmente desconheço os restantes resultados porque não se consegue aceder ao portal da FAF.

1 comentário:

altohama disse...

Portista? Sim. Mas, note-se, antes disso já era do Huambo e, portanto, ponho tudo o que seja da minha terra (Benfica, Sporting, Ferrovia, Atlético...) acima do resto.

Obrigado pela salutar provocação.

Kandandu

Orlando Castro