17 agosto 2007

Afrobasket – 1ª jornada

("Driblo" - tinha de ser um leão?.... -, a bela mascote do Afrobasket2007)
Depois da abertura nos oferecer uma Angola muito forte a defender o título (109-66 ao Rwanda) a 1ª jornada continua com resultados que não dignificam a modalidade e faz repensar se terem aumentado a presença de mais países na fase final – a partir deste 24º Campeonato Africano de Basquetebol, são 16 os países presentes – terá sido boa ideia.
Enquanto na bela capital da Huila, o Senegal (vice-campeão em título e cabeça de série do grupo B) venceu o Mali por 85-70 (o Mali tem na sua formação 6 jogadores que jogam nos EUA), na cidade do Huambo a Nigéria, para o grupo C onde é cabeça de série, devido ao 3º lugar obtido no último Afrobasket, esmagou a Libéria por uns claros e inequívocos 109-35 (ao intervalo já vencia por 49-14; isso, os liberianos só tinham encestado 14 pontos).
Já na mais nortenha província do País, Cabinda, sede do grupo D cujo cabeça de série é a Argélia (quarta classificada no último Afrobasket), os mambas de Moçambique baquearam face aos leões de Camarões por 66-54, um resultado que mostra quanto terá sido equilibrada esta partida.
Se a sessão da tarde terminou assim, esperemos que a “soiré” seja diferente e na cidade das acácias – fica ali ao lado da bela sala de visitas de Angola, sede dos flamingos e das ruas mais esburacadas do País, mas é a minha cidade, Lobito, e onde os hotéis estão todos esgotados, ou não fosse o Lobito uma cidade da noite –, sede do Grupo A cuja cabeça de série é Angola, esperemos que o cinco de Cabo Verde consiga fazer face à favorita Marrocos.
Ou como serão os jogos RAfSul-Tunísia, RDCongo-RCAfricana e Egipto-CMarfim…

A jornada da noite:
A noite trouxe um excelente resultado para as cores lusófonas. A quase neófita Cabo Verde bateu a favorita Marrocos por 85-80 (perspectiva-se um interessante, senão mesmo uma muito bom, jogo para amanhã entre os palancas e os homens das nornas. Pena seria – será o mais certo – se a RTP-África não transmitir o desafio para a Diáspora….)
Os restantes resultados foram: Egipto derrotou a Costa do Marfim por 73-65; a Rep. Centro-Africana venceu o Congo Democrático (66-58) e a África do Sul baqueou face à favorita Tunísia por 72-66.
Uma ressalva, ao contrário do anunciado na Angop, e também citado n’ O Apostolado, a cabazada da Nigéria não foi 109-35 mas… 139-35!!! (segundo o portal do Afrobasket, por acaso muito atrasado face aos resultados.)
Segunda ressalva, ao contrário do que tinha lido algures, e de acordo com a organização, o grupo D tem Moçambique como cabeça de série e não a Argélia.

Sem comentários: