08 junho 2007

Mugabe em maus lençóis

(cartune retirado daqui)
Há dias um grupo de intelectuais – daqueles que só gostam de dizer mal ou nada têm que fazer – veio a terreiro colocar em causa a democraticidade do grande timoneiro zimbabueano, o senhor Robert Mugabe.
Acusam o senhor Mugabe de ditador – inadmissível!!! – e avisam que pode ser julgado no Tribunal Internacional de Haia, por crimes contra a Humanidade, como um tal Charles Taylor – um certo ex-presidente da Libéria que só queria defender o seu lugar, desculpem, o seu país, através de assassinatos, escravizando, mutilando, impondo sevícias sexuais e, principalmente, utilizando crianças armadas para a prossecução dos seus intentos.
Inaudito!!
Então agora não uma qualquer “obscura” universidade escocesa, de Edimburg – subserviência ao colonialista inglês – decidiu que deverá retirar o grau de Doutor “Honoris Causa” ao senhor Mugabe sob um pretexto igualmente obscuro e longínquo.
Então a citada Universidade não acusa o grande timoneiro Mugabe de ter praticado uma chacina tribal logo que ascendeu ao poder.
Incompreensível!
O grande timoneiro zimbabueano não é nada disto.
Só mandou limpar uma zona de Harare onde estavam indigentes que descaracterizavam as vistas turísticas; mandou uns quantos brancos – e não-brancos, também – pastar para outras fazendas e entregando estas ao povo zimbabueano que, por acaso, só eram quase todos, para não afirmar, todos, membros e veteranos do seu partido que terão lutado(?) contra o regime de Smith.
E talvez isto tudo porque o senhor Mugabe, na alta defesa dos interesses do seu País decidiu obrigar as “companhias imperialistas” entregarem a maioria do capital a zimbabueanos, não a uns quaisquer mas a zimbabueano negros.
Qualquer dia ainda lhe chamam, também, racista.
Um incompreendido…
Só porque o Zimbabué está com uma inflação de 3700%, a capacidade produtiva regrediu mais de 50% e passou de produtor e exportador de produtos agrícolas para um carente importador.
Realmente, há pessoas que são inexplicáveis.
Mas mais inexplicável será haver quem o continue a suportar como se fosse um potentado!
Senhores dirigentes da SADC, apesar do país não dever ser excluído da Cimeira UE-África, tenham dó do Continente e, ou, acima de tudo, do povo Zimbabueano! Não façam nada que perpetue a manutenção no poder de Mugabe!

Sem comentários: