17 junho 2007

Desporto no fim-de-semana, sem som ou visão para a Diáspora

Um fim-de-semana farto em desporto para 5 países lusófonos e com um grande espírito de união entre os povos lusófonos transmitido pelo grupo RTP, onde está inserido a RDP-África, como adiante esclarecerei.
No Futebol, tivemos Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal com um saldo de 2 vitórias e 2 empates.
Angola viu confirmada a sua presença no Ghana-2008 ao bater a Swazilândia por 3 bolas sem resposta. Cabo Verde empatou e viu o sonho adiado para o CAN2010, em Angola. Já Moçambique, com o empate hoje face ao Senegal, adiou a sua possível e desejada qualificação para a última jornada, na Tanzânia onde terá de ganhar e esperar que os senegaleses não o façam. Por sua vez os portugueses apesar de se despedirem do Campeonato da Europa Sub21 com uma robusta vitória viu a sua continuação ficar por aqui porque belga e holandeses fizeram a sua “obrigação”, empataram. Resta aos portugueses o “play-off” com os italianos para descobrirem qual será a quarta equipa europeia nos JO de Pequim.

No Basquetebol as equipas angolanas e moçambicanas passaram à fase seguinte das duas Taças dos Campeões.
Nos masculinos passaram o actual campeão africano, Petro-Atlético de Luanda e o 1º de Agosto, que afastou o Ferroviário de Maputo; nos femininos, uma vez mais o 1º de Agosto e as moçambicanas do Desportivo do Maputo que deixou de fora as angolanas do Interclube.

Já no Hóquei em Patins, no Campeonato do Mundo, estão Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. São 22,10 minutos e não sei qual o resultado de Angola face à favorita Argentina. Os portais de Angola, nomeadamente todos os que terminam com a extensão “.ao” dizem não ser possível encontrar o servidor, o que, infelizmente, não é caso virgem. Daí que não saiba a esta hora qual o resultado.
E depois há uma empresa lusófona que tudo faz para fortalecer a união entre os povos lusófonos, como mais adiante explicarei.
Quanto ao Brasil e Moçambique perderam os seus jogos respectivamente com a Espanha e os EUA, enquanto Portugal venceu o seu desafio face à França, no único jogo transmitido e teletransmitido pela tal empresa que fortalece o espírito da Lusofonia.
Pois o grupo RTP não só não teletransmitiu nenhum dos jogos que não entrasse a selecção portuguesa – mesmo no futebol foi uma outra empresa portuguesa, no caso a TVI – como não transmitiu, em directo, nenhum dos encontros de futebol onde pautavam as selecções afro-lusófonas e, qualquer um deles, importante para a sua continuidade no CAN. Ainda assim, a RDP-África ia dando a evolução dos resultados.
Pelos vistos o grupo RTP continua a pensar que o Desporto não interessa nas relações entre Povos. Só se lembram deles quando querem mostrar que em Maputo, Luanda, Praia, Bissau, ou São Tomé, o Povo vem para as ruas celebrar as vitórias das equipas portuguesas. Aí sim, já o grupo RTP mostra que se preocupa com a União entre os Povos Lusófonos!
Tal como já uma vez escrevi n um artigo no extinto Jornal Lusófono, e já reafirmei aqui nestas páginas, é altura de, uma vez por todas, as televisões lusófonas se unirem e mandarem a RTP e o seu grupo às urtigas.
A falta de respeito é cada vez mais apanágio deste grupo.
Agora nem a RDP-África se safa!!!
Por favor, David Borges, volta!! a Diáspora afro-lusófona precisa de ti de novo à frente dos destinos da RDP-África!
Ou então, senhor Ministro da Informação de Portugal – será que o há? – mexa nas cúpulas do grupo RTP porque são também os africanos e os brasileiros que ajudam a manter a RTP com os seus impostos!
(Nota: são 23;00 horas e ainda não tenho qualquer resultado, parcial ou final, do Angola-Argentina, em Hóquei, mas já consegui aceder ao portal da Angop e ao da RNA-Canal A; e nestes dois, nada. E a emissão online da RDP-África, a esta hora, está a dar a Antena 1. Irra!!!
Nota2: Lá consegui aceder ao portal oficial do Campeonato e saber que Angola foi derrotada pelos argentinos por 5-2, com golos de João Vieira)

(fotos oficiais via Angop [futebol], daqui [Hóquei, Angola e Moçambique] e daqui [Basquete])

Sem comentários: