01 maio 2007

O caso do Benfica de Luanda e a CAF

Segundo a edição online do Jornal de Angola (JAO) a Federação Angolana de Futebol (FAF) vai interpor recurso à decisão absurda da Confederação Africana de Futebol (CAF) em suspender e desqualificar a equipa do Benfica de Luanda por utilização incorrecta do jogador Sergie que, segundo a nota da CAF, teria sido expulso numa partida de uqalificação para a TAça CAF-Mandela e posteriormente jogado em partida subsequente.
Ora a FAF, face aos elementos que tem ao seu dispor, nomeadamente o relatório do árbrito e do comissário ao jogo são claros em referir que o jogador expulso teria sido Sanches e não o jogador que a CAF posteriormente vem afirmar ter sido expulso, tem toda a razão para protestar.
E o mais caricato disto é que a própria CAF, segundo o JAO teria informado em 30 de Março passado, através de um relatório que a Confederação africana enviou à FAF,que o nome que constava no mesmo ero o "de Sanches, confirmando-se por isso a rectificação do erro que o árbitro cometera no decorrer do jogo com o Motema Pembe" e não o de Sergie.
Esperemos que o protesto da FAF seja bem enérgico, não tenha receio de consequência para a selecção dos Palancas porque a razão deve sempre prevalecer sobre todas as arbitrariedades venham elas de onde vierem.
E se a CAF não der o dito por não dito então teremos de concluir que alguma coisa vai muito mal no reino das autoridades que supervisionam o órgão máximo do futebol africano.
O que já não surpreende se recordarmos os que aconteceu com o Sporting da Praia que em vez de pôr em perigo a vida dos seus atletas como a CAF queria não se apresentou na Guiné-Konacri e foi desqualificado e suspenso.
Claras arbitrariedades de quem quer, manda e pode!
E é por causa de situações como estas que demonstram a existência de uma clara corrupção que o continente africano, o continente Mátria da Humanidade, é visto sob reservas e objecto de recados constantes...
No dia em que se entra no mês de África há que denunciar estes despotismos tirânicos de quem parece querer mais matar o desporto-rei que torná-lo mais apelativo ao espectador africano.
Não basta ter o Campeonato do Mundo em África.
Há que dar mais e melhores estruturas.
E não será com incongruências como estas com que a CAF está a ter com o Benfica de Luanda - e como teve com o Sporting da Praia - que o Futebol africano conseguirá singrar em termo de Nações e ombrear com selecções como as latino-americanas ou europeias; porque matéria-prima há com fartura como se vê e nos delicia nos principais campeonatos da Europa do Futebol.
Que as palavras não doam à FAF!
E que a CAF não se admire que Blatter tenha saídas como a que terá dado ao programa "Inside Sport" da BBC, onde embora esteja confiante em que os estádios e restantes infra-estruturas sul-africanas estejam prontos a tempo e horas do evento (Junho de 2010), não deixou de admitir que outras possibilidades estão em aberto, sendo as mais prováveis a Inglaterra ou a Austrália a fazê-lo embora "Outros países estão prontos para organizar o Mundial amanhã, em dois dias ou em dois meses. Os Estados Unidos podem fazê-lo e o Japão e o México também, pois têm estádios suficientes para tal" (in JAO).
Não basta fazer de conta que são organizados. A CAF tem de o ser mesmo.
Que as palavras não doam à FAF!
.
NOTA: Estranho as declarações do primeiro-ministro Fernando Piedade "Nandó" dos Santos à televisão sobre este assunto. Face aos docuemntos que a FAF e o Benfica dizem ter o Chefe de Governo angolano condena e quase "liquida" as pretensões dos encarnados da Capital.
Será que a clubite aguda (salvo erro é da mesma cor clubística que o Chefe de Estado...) é mais importante que os interesses da Nação e do futebol angolano?

Sem comentários: