21 abril 2007

França e Nigéria, eleições presidenciais

Este fim-de-semana vão acontecer duas importantes eleições presidenciais e com natural impacto em cada região onde se inserem: França e Nigéria.
Sobre este assunto um artigo de opinião hoje publicada no sob o título "Um fim-de-semana de eleições" donde se extrai este trecho:
"Este poderá ser um fim-de-semana eleitoral importante em dois diferentes países de duas outras tantas distintas regiões. Em França vai acontecer as eleições presidenciais onde tudo parece conjugar que, ao contrário das anteriores onde se encontraram frente-a-frente o candidato centrista, Chirac, e o candidato surpresa da extrema-direita, Le Pen, desta vez, salvo nova surpresa na segunda fase estarão os dois representantes que configuram e estabilizam a actual política francesa: a direita proto-neo-nacionalista e neo-europeísta de Nicolas Sarkozy e a nova esquerda liberal de Ségolène Royal.
(...)
Na Nigéria depois do fim-de-semana passado ter eleito os novos dirigentes regionais, este sábado, será dia de eleições para ver quem irá substituir Olusegun Obasanjo em Abuja. E com ele serão também eleitos os 360 deputados do Congresso e os 109 senadores.
Pela primeira vez na sua história Nigéria poderá assistir à substituição natural e democrática de um civil por outro civil por efeitos do voto (se outros houvessem que seguissem o exemplo…)
(...)"
Podem continuar a ler o artigo acedendo através do título do NL acima referido.

Sem comentários: