30 março 2007

Não aparo idiotices!!

(nestas alturas já não se importam que hajam imigrantes…)

Antes que me voltem a questionar ou a pedir a minha opinião, informo que não aparo idiotices, nem profiro comentários sobre quem quer, unicamente, publicidade barata e desenvolvida como eles próprios já o terão confessado.
Se não falassem e publicitassem tanto, não talvez não houvessem Le Pen’s e imitações semelhantes por alguns países, nem haveriam problemas como os que se verificam, ultimamente e em pré-eleições – já não é novo –, em terras francesas!
… E não aproveitem para me virem dizer que é um efeito “Salazar”!

2 comentários:

João Feijó disse...

Quando a Naíde Gomes, o Obikwelo, o Nélson ou o Jorge Andrade brilham nas competições desportivas internacionais já ninguém se lembra que são imigrantes. É de facto hipócrita.

Durante o mundial de futebol de 2006 o líder da extrema-direita francesa Jean Marie Le Pen comentou que os franceses não se reviam na selecção francesa de futebol, visto que a maioria era de origem africana. Aliás, recentemente, quando a França foi jogar à Letónia (ou talvez Lituânia, não me lembro), foi recebida com uma mensagem no estádio: "Bem-vindos à Europa". Mas quando a selecção francesa foi campeã do Mundo e campeã europeia em 1998 e 2000, esses mesmos africanos foram promovidos a heróis nacionais. Zidane, de origem argelina, teve inclusivamente direito a um cartaz gigante no Arco do Triunfo em Paris. Foi fantástico! Um sonho! Como diz Mandela, com o desporto conseguimos unir os povos (o mesmo aconteceu na África do Sul quando foi campeã do Mundo em rugby).

No entanto vou contribuir com um outro ponto de vista, quanto a mim complementar:

No Mundial de 2006, horas antes do jogo das meias-finais Portugal-França (e conhecidas as polémicas declarações de Le Pen) recebi uma mensagem no telemóvel de um amigo moçambicano: "Viva a França, a única selecção africana no Mundial".
Limitei-me a responder: "É incrível como às vezes um africano e um líder da extrema-direita europeu conseguem estar tão de acordo".

Se bem que tenham contribuído para a emancipação das populações africanas, não constituem as manifestações de negritude e de africanidade uma extensão de ideologias racistas?

Um forte abraço!

João

Pekena disse...

Olha que tens toda a razão!
Vou pegar neste assunto para amanhã postar no meu blog, acho que é muito importante espelhar esta reflexão para todos verem e pensar sobre o assunto!

Esses cartazes é de quem não tem mais nada que fazer certamente...