06 março 2007

Bush visita Lula

(Lula recebe Bush na primeira estadia brasileira… foto ©daqui)

Como bons vizinhos o líder da potência vizinha do Norte vai visitar o líder da potência do Sul entre 8 e 9 de Março próximos.
Ou seja, como bons vizinhos o vizinho mais antigo vai dar (re)boas-vindas ao novo – velho – inquilino do poder mundial.
Também como bons vizinhos e à boa maneira americana o vizinho do Norte vai acompanhado de “acepipes” na visita ao vizinho do Sul.
E é bom que vá. Porque o seu vizinho do sul é muito carente de muitas coisas.
Por exemplo, não têm condições de segurança, como comprovam as recentes mortes de crianças por balas assassinas de traficantes e da polícia, e por isso Bush leva 12 furgões blindados, entre eles o seu «Cadillac One» que, por acaso, se movimenta a gasolina e os brasileiros como só têm etanol os americanos, sabiamente, também transportam gasolina consigo.
Mas ainda leva o «Marine One», helicóptero presidencial – espera-se que tenha meios anti-mísseis, porque já se consta que os traficantes das favelas têm aparelhinhos destes; e como Bush deve ser uma pessoa muito preocupada com a saúde e no Brasil há falta de hospitais e clínicas (só não percebo porque Eduardo dos Santos vai periodicamente ao Brasil para se tratar, estranho não é?) - o presidente norte-americano vai acompanhado de uma unidade médica móvel e uma central móvel de comunicações – isto até se compreende; é que no Brasil não se fala inglês e só português, daí que o Brasil esteja à espera, há cerca de 1 (UM) ano!!! que Portugal legalize a missão diplomática do país junto da CPLP (ridículo!!).
E, para finalizar a muita boa-vontade do vizinho do Norte nas sadias relações que vai ter com o vizinho do Sul, o senhor Bush e sua comitiva de recepção levam consigo água! Naturalmente. O Brasil é um país com deficiente e depauperados recursos hídricos…
Mas nem em tudo haverá exorbitância da parte norte-americana. Quando o «AirForce One» de reserva, porque o oficial está em reparação, sobrevoar o Brasil os outros aviões não ficam impedidos de fazer o mesmo. Bom, não ficam até aterrar. Assim que o avião de Bush se aproximar do aeroporto de Guarulhos, São Paulo, nenhum outro avião que esteja no solo se poderá mover até que o “One” presidencial pouse.
A paranóia dos atentados continua a viver paredes juntas com a administração norte-americana. E isto é com vizinhos próximos. Olhem se fosse ao Médio Oriente…

Sem comentários: