05 março 2007

Atentado contra Samakuva?

"Fogo de armas automáticas contra o líder da UNITA fizeram três feridos, em Camabatela, na comitiva do presidente do maior partido da Oposição em Angola.
Ontem, sábado, 3 de Março de 2007, quando de visita à Província do Quanza Norte, na cidade de Camabatela, o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, foi alvo de um atentado contra a sua vida protagonizado por agentes da polícia que foram, entretanto, detidos. Como resultado dos disparos contra Samakuva ficaram feridos três membros da comitiva, um deles em estado grave. "
A confirmarem-se as notícias veiculadas pela Manchete do Notícias Lusófonas de que extraí o trecho acima além de muito graves põe em causa todo um processo que se quer minimamente límpido e transparente.
Depois do caso dos 5 deputados independentes colocados pela Unita como suplentes e que à revelia do que está a ser tratado no Tribunal Supremo já foi decidido na Assembleia Nacional, aquele acto acima e outros que a notícia antevê como possíveis tornam a vida política angolana muito preocupante.
Vamos esperar que tudo não passe de resquícios de quem não sabe o que é democracia e que a Polícia Nacional (PN) entregue os criminosos à Justiça para que seja ela e não aqueles a julgarem e condenarem os potenciais assassinos.
Há que clarificar o caso e julgar os autores e mandantes.
Por certo que a PN quererá ver a sua imagem limpa e completamente livre de quaisquer suspeitas que os energúmenos que dizem pertencer a uma Instituição que se quer isenta tentaram manchar.
Cabe também ao MPLA denunciar pessoas, fanáticos, assassinos que em seu nome e em locais, neste caso em Camabatela, devidamente identificados como sendo do partido, denegrecem o seu nome.
Temos de acreditar que no MPLA como na UNITA ou em outros partidos angolanos também existem pessoas de bem e democráticas que não gostam n em querem que em nome de terceiros se atinjam fins injustificáveis em democracia.
Vamos aguardar pela tomada de posição das cúpulas do MPLA e da PN que, com prontidão, deteve os potenciais assassinos.
.
NOTA: Um anónimo simpaticamente deixou nos comentários um artigo do Jornal de Angola sobre este incidente sem contudo o claramente referir.
Por acaso também li o artigo em questão e lamenta-se o que terá passado frente à delegação da Unita entre dirigentes locais e um sub-inspector da PN.
É lamentável porque não é exacerbando os espíritos que se resolvem as questões nem se evitam atentados à Democracia.
Registe-se, também, a sectária informação da Rádio Nacional de Angola que é citada pelo JA.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bestial esta notissia do Jornal de Angola:
«Incidente marca visita de Samakuva a Camabatela»
Um oficial da Polícia Nacional foi agredido por militantes da UNITA no Kwanza Norte. O acto ocorreu às 21 horas de sexta-feira, pouco depois de terem sido efectuados disparos em Camabatela, numa altura em que o líder da UNITA chegava àquela localidade, no quadro da visita à província.
De acordo com um comunicado da Polícia, citado pela Rádio Nacional de Angola, o sub-inspector da corporação foi atacado numa altura em que fazia diligências no sentido de apurar a origem dos disparos feitos na ocasião. De acordo com uma nota de imprensa do Comando Provincial da Polícia no Kwanza Norte, um dos agressores é o secretário provincial da UNITA.
A polícia refere que o oficial foi espancado até perder os sentidos, tendo sido resgatado por um grupo de agentes que foi em seu socorro. O comunicado da polícia foi tornado público na manhã de ontem, em Ndalatando, lido pelo seu porta voz, Gaspar José.
“Para conhecimento da opinião pública, a direcção do Comando Provincial do Kwanza Norte da Policia Nacional vem informar que o presidente da UNITA, senhor Isaías Samakuva, no âmbito do programa da sua visita ao Kwanza Norte, chegou à vila de Camabatela, sede do município de Ambaca, pelas 20 horas do dia 2 de Março de 2007. Pelas 21 horas do mesmo dia registaram-se 7 disparos de AKM efectuados por elementos desconhecidos, pois a falta de iluminação na vila impossibilitou a localização dos mesmos. Face a esta situação, diligências estão em curso para se determinar os presumíveis actores desta acção”, refere o comunicado.
“Em virtude do acontecido, um sub-inspector afecto ao Comando Municipal de Ambaca dirigiu-se ao local e, ao passar defronte ao comité da UNITA, foi agredido pelo senhor secretário provincial da UNITA e pelo secretário municipal de Ambaca do referido partido. Da agressão resultou o desmaio do referido oficial, mas a pronta intervenção das nossas forças que se deslocaram ao local possibilitou resgatar a vítima das mãos dos agressores, livrando-o de uma morte certa”, faz saber a Polícia através da mesma nota.
A Rádio Nacional de Angola tentou ouvir a direcção da UNITA sobre o sucedido, mas não foi possível porque os seus militantes encontravam-se reunidos com o seu líder, Isaías Samakuva.
Eles não falam da tentativa de assacinio nem da prisão dos muadiés deles. Só da porrada que levaram.
Fracionistas.
Disse