14 fevereiro 2007

Ainda a CAF e a Guiné-Conakry

(imagem da ©CAF)
.
Depois de terem visto o Sporting da Praia ter sido desqualificado – já contestado por estes – por não ter comparecido ao primeiro jogo da primeira-mão das preliminares da Liga dos Campeões africanos, entre aquela equipa cabo-verdiana e o representante da República da Guiné, Fello Sport de Labé, no passado dia 28 de Janeiro, devido à insegurança que grassa neste país há cerca de um mês, uma equipa de Bissau, representante na Taça Mandela (Taça CAF), o Benfica de Bissau, foi disputar a segunda mão e ainda não conseguiu regressar à Guiné-Bissau devido ao encerramento do espaço aéreo da Guiné-Conakry.
Pelos vistos só a CAF não consegue vislumbrar que este país está numa situação política e social preocupante, onde desde há um mês lavra uma profunda crise política cujos contornos, mais próximos de uma rebelião popular que crise política, estão longe de estarem bem compreendidos.
Mas parece que não é só a CAF que não entende esta situação.
De acordo como o Liberal e o Notícias Lusófonas, os sindicalistas cabo-verdianos estranham o silêncio do Governo de José Maria Neves que mais não será que uma “clara atitude de aprovação e da cumplicidade da opressão, assassinatos e detenções arbitrárias levadas a cabo pelo Presidente da Guiné Conacri”.
Num artigo publicado, recentemente, no Notícias Lusófonas “Come e cala-te?”, perguntava onde estava a reacção enérgica do Cabo Verde face à atitude prepotente, desconsiderada e fortemente penalizadora da CAF.
Parece que a resposta, lamentavelmente, está acima subjacente!
E já agora, será que a CAF irá também penalizar Angola caso este país decidir não autorizar – e muito bem, diria, – ir a sua equipa de sub-23 disputar a segunda mão das preliminares que darão acesso à fase de grupos para os Jogos Olímpicos de 2008, em Beijing?
Espero para ver a posição de Angola e da CAF, principalmente quando há um espaço aéreo encerrado e um estado de sítio decretado por um autocrata, doente e decrépito, no poder há 23 anos.

Sem comentários: