30 janeiro 2007

Hugo Chavez, o novo “pequeno” ditador?

(montagem feita com base num cartoon de Alfredo Pong)

Quem pensaria que Hugo Chavez, o actual porta-voz de Fidel, se tornaria no primeiro ditadorzeco do século XXI, uma absurda cópia do “Grande Ditador” de Charles Chaplin…
Pois é nisso que a Congresso Chaveziano, da República Bolivariana da Venezuela quer tornar Hugo Chavez ao se preparar para aprovar uma lei que torna a governação chaveziana feita por decreto durante cerca de um ano e meio, período no qual o actual presidente poderá colocar em prática o seu “revolucionário” Socialismo do Século XXI.
Durante esse período Chavez irá nacionalizar sectores energéticos e serviços públicos, retirar as licenças de rádio e teledifusão a quem não está com ele, acabar com a autonomia do Banco Central, eliminar o limite às reeleições presidenciais e unificar os partidos que o apoiam.
Em duas palavras, o Congresso vai aprovar a «Lei Habilitante» que dará plenos poderes a Hugo Chavez tornando-o não num imperador, como o alcunhou um dos líderes da oposição, mas no primeiro ditador socialista latino-americano do século XXI.
E já agora, alguém acredita que os EUA, caso se torne efectiva a pressão venezuelana sobre o petróleo, como pondera fazer Chavez, permitirá que este se mantenha no poder tal como ainda tem “admitido” a manutenção da família Castro?
É que além da mais que provável tomada de posição ultra-maioritária chaveziana nas companhias petrolíferas que operam no pais, a Venezuela celebrou um acordo de defesa militar com o Irão, vai comprar mísseis e helicópteros à Rússia e criou uma joint-venture petrolífera com a China (mais um “campo” petrolífero onde a China vai querer mandar…)

6 comentários:

xatoo disse...

"ditadorzeco"?
(não houve eleições?)
fixe!
carissimo, imprima este post, meta-se no avião e vá dar uma volta a mostrá-lo pelas favelas de Caracas - e veja quantas pessoas discordam da acção de Hugo Chavez.
É que, (pequena minudência), o problema principal a resolver é deles, não nosso,,,

inominável disse...

ò Xatoo, eleições não significa que o gajo não seja um ditadorzeco... o Hitler tb lá chegou através de eleições...

claro que depois temos regimes como o dos Emirados Árabes em que o Sheik de Abu-Dhabi se dá ao trabalho de dizer que "a democracia não passa por eleições"... bom... coisas assim!

Egidio Vaz disse...

Não vejo ditadura até agora. E se houver, será essencialmente contra o império americano, principal actor que está ameaçado, bem como os capitalistas que enriqueceram à custa da exploração do Povo.
Mais, o pior ditador deste século é sem dúvida Bush, que fez aprovar um conjunto de leis contra as liberdades individuais dos americanos e de todos nós, logo após o 11 de setembro.
Esperemos para ver e testemunhar a vitória do socialismo do séc. XXI
Um abraço Moçambicano

xatoo disse...

óh Inominável:
esse tal de Hitler, hoje em dia cumpre a verdadeira função de uma boneca insuflável - isto é, satisfaz todos os desejos ideológicos de quem não pretende fazer "sexus politicus" à séria.

Já imaginaste se, por acaso, o nacional-socialismo tem ganho a IIGGuerra, o mundo (leia-se ditadura mundial) seria muito diferente do que é hoje?

inominável disse...

boneca insuflável é uma boa metáfora, mas ainda assim o que eu queria dizer é que tem que se aprender a aprender com os erros ou as distrações do passado e ter atenção a quem se elege e é eleito, sem esquecer as condições sociais, políticas e económicas em que elas eleições acontecem...

e não sei se esta boneca insuflável que é também o Chavecito servirá para "sexus politicus" ou mais para "masturbação de neurónios"... para já, apetece-me chamar-lhe ditadorzeco ridículo, mas não sei o que o futuro trará... e já agora, para dar razão ao Egídio, ao Bush também...

mas, sem muitas esperanças, creio que o anunciado socialismo do séc.XXI oou nem vais chegar a nascer ou vai morrer cedo, fruto das mesmas doenças e alergias dos seus precedentes...

Anónimo disse...

Pois algo de razon non lle falta, pero tamen haberia que contar os importantes progresos sociais e o importante crecimento economico, en boa medida financiados polo petroleo, o feito de que leva ganhadas varias elecions de forma limpa con observadores internacionais, que a oposicion decidira erroneamente non presentarse as ultimas elecions lexislativas, deixando o Parlamento en mans dos seguidores de Chavez, ou que a oposicion cos seus medios de comunicacion (que eran excepto os publicos todos), montaran unha campanha pra derrubar o presidente lexitimo, por un golpe de estado apoiado por Hespanha e Estados Unidos (os herois da democracia).