16 janeiro 2007

A crítica situação do delta do Níger

(milícias do delta do Níger)

As milícias anti-petrolíferas nigerianas continuam a não respeitar as vidas humanas independentemente de serem, ou estarem, afectas aos negócios do petróleo e das grandes companhias que o exploram e exportam.
Nesta altura, são já mais milícias anti-regime do que propriamente para aquilo que, de início, diziam praticar: ataques a instalações petrolíferas e sequestro de trabalhadores, tanto estrangeiros como nacionais; a grande maioria destes grupos mais não são que mafias locais, em intra-disputas, pois muitos dos sequestros que praticam visam a obtenção de avultadas somas em dinheiro para ganhar poder na zona onde operam.
No último domingo uma emboscada matou 12 pessoas, incluindo chefes tradicionais, que se dirigiam ao reino de Kula, no estado de Rivers. O ataque, e uma vez mais, foi efectuado na região do oleoduto da petrolífera Shell no Delta do Níger que viu, também, um barco da sua estação petrolífera Ekulama 2 ser incendiado. Os responsáveis daquela empresa petrolífera já mandou retirar as suas equipas que estão nesta estação temendo mais ataques, a maioria devido a lutas entre milícias.
Mas se este foi o último ataque, desde Dezembro último que um grupo de milícias mantém sequestrados 3 italianos e um libanês, todos trabalhadores da italiana Agip e desde Janeiro 5 chineses empregados da Telecom estão também sequestrados por outra milícia.
Para quem é o 8º produtor mundial de petróleo, e o maior de África, e diz querer dominar a corrupção, estas notícias não são animadoras.

Sem comentários: