04 janeiro 2007

Ano Internacional do Golfinho

(Dois dos maiores e mais correctos amigos do Homem;
imagem surripiada não me lembro aonde)
.
Não sei se sabiam. Cá por mim assumo o meu total desconhecimento deste facto.
Mas como não podemos evocar sempre o desconhecimento para continuarmos a estragar o que há nossa volta de melhor há, aqui fica o aviso.
Este ano de 2007 é o Ano Internacional do Golfinho.
Perguntar-me-ão, e que temos nós com isso? É mais um Ano…
Verdade!! Pelo menos, neste último facto.
São tantos, e na maioria dos casos, disparatados, os Anos Internacionais – tal como os Dias Internacionais ou Mundiais, como recordou e muito bem Brígida Brito – que a maioria ou nos passa despercebida ou nunca é lembrada, tal, como infelizmente, o que agora começámos a celebrar. E se deveria ser tido mais em conta não só por ser um animal que muito pode contribuir – e tem-no – para o bem-estar da Humanidade como é um animal muito querido das crianças e, porque não dizê-lo, dos adultos.
Desde muito pequeno, que os mais-velhos do meu país (kotas, secúlos, sobas) nos ensinavam que há alguns animais que nos indicam onde podemos estar descansados porque, aí, não há, ou quase nem se dá por ela, poluição: certos pássaros (como os papa-mamões), abelhas, borboletas e golfinhos.
E, acreditem, é uma verdade claríssima.

Sem comentários: