05 janeiro 2007

Angola com pagamentos parciais da dívida

Segundo um comunicado da construtora portuguesa Teixeira Duarte, esta aceitou o pagamento de somente parte da dívida que Angola tinha para com ela, perdoando o restante.
O montante liquidado, que corresponde na metade da dívida, foi de USdólares 53.128.252. Este montante que, repito, corresponde a metade da dívida, está a ser liquidado em duas fases: a primeira, de imediato, foi de cerca de USD 48,3 milhões e o restante USD 4,8 milhões, durante este mês de Janeiro. Este pagamento insere-se no âmbito do acordo negociado entre os Estados angolano e português para a solvência da dívida privada angolana.
Como só foi liquidada metade da dívida, e Angola não é um país pobre ou de fracos recursos, espera-se que a outra metade seja para minorar os problemas económicos e sociais do povo angolano e não para pagar as recuperações(?) rodoviárias dos chineses.
Bom, mas uma coisa se saúda. O começo do pagamento da dívida e o fim das reestruturações da mesma.
E, já agora, será que vai começar a haver uma competição entre Estados africanos para ver quem mais depressa liquida a dívida externa.
Também a Nigéria liquidou junto do clube de Londres uma parte substancial da sua dívida externa de 4,6 mil milhões de USdólares. E, só por curiosidade, qual será o montante do serviço da dívida?
.
NOTA: Além da Teixeira Duarte, também as construtoras portuguesas Mota-Engil e Soares da Costa anunciaram ter perdoado metade da dívida angolana com as empresas do grupo, em troca do pagamento imediato dos restantes 50%.

1 comentário:

Marco Oliveira disse...

Mais uma vez fica a sensação de que Angola é um país rico. Só que essa riqueza está muito mal distribuída...