01 dezembro 2006

SIDA: Angola entre os melhores do cone austral

(imagem “roubada” aqui)

Segundo o Ministro da Saúde, Sebastião Veloso, Angola está entre os países africanos com menor incidência de infectados de HIV-Sida e é claramente o país que menos infectados do cone austral de África.
Segundo o Ministro, Angola terá uma incidência inferior a 5% caso único na região onde a predominância oscila entre os 20 e 40% (outros números apontam para um número ainda mais inferior; para cerca de 2,5%).
Todavia, a área de cobertura epidemiológica não ultrapassa os 6,6%, factor que, ainda assim, o Governo considera ser um sinónimo do empenho de todos.
No entanto, Angola não deixa de ter 400.000 infectados com o vírus do HIV-Sida.
E não esqueçamos que Angola tem cerca de 12 milhões de habitantes, ¼ dos quais em Luanda.
Apesar de tudo, ainda há quem pense que o vírus só acontece a outros e continue a procurar contactos sexuais desprotegidamente e em condições que um tribunal justo chamaria de pedofilia. Relembremos as célebres catorzinhas…
Bom seria que o Governo de Angola tornasse mais fácil a vontade de procurar a detecção rápida e voluntária da doença e não acontecer casos como os do Cubal. Iam para serem tratados à tuberculose e afinal eram seropositivos.
E, todavia, em média, 35% dos doentes de tuberculose dos africanos estão também infectados pelo HIV-Sida.

Sem comentários: