13 dezembro 2006

Mugabe e Samora, o ódio separava-os?

Segundo um artigo do Canal de Moçambique e citando um exilado zimbabweano, Mugabe terá “saudado” a morte de Samora Machel no desastre aéreo de Mbuzini a 19 de Outubro de 1986.
Segundo parece o presidente do Zimbabwe tinha um ódio a Samora Machel no que, segundo consta, teria a sua devida retribuição.
Mesmo se odiando não se percebe como Mugabe terá sentido satisfação pela morte do então presidente de Moçambique, Samora Machel, conforme conta Geoffrey Nyarota, fundador do jornal «Daily News», num livro recentemente publicado sob o título, “Against the Grain – Memoirs of a Zimbabwean Newsman” (Zebra Press, Cape Town, 2006) – uma situação verificada com o avião pessoal de Machel e relatada pelo autor crê-se não ter ocorrida na altura do acidente.
Não me parece que o ódio fosse motivado só pelas questiúnculas que os mesmos tiveram durante o exílio de Mugabe em Moçambique.
Como se sabe, os ditadores sabem muito uns dos outros e satisfazem-se quando um dos parceiros morre. Porque com ele, vão alguns tenebrosos segredos e como sabemos que ambos tinham (tem) inúmeros segredos.
Talvez por isso que jovens zimbabweanos refugiados em Londres tenham apupado o presidente Guebuza acusando-o de nada fazer para impedir que o regime de Mugabe continue a praticar as graves violações de Direitos Humanos sobre o povo zimbabweano que começa a vislumbrar um Mugabe vitalício.

Sem comentários: