28 novembro 2006

A Sida em Angola nas vésperas do Dia Mundial

Com a devida vénia coloco este alerta recebido, via e-mail, do CanalAngola, relativo a um problema que não é dos outros mas de todos nós.
E em Angola, e desde 1989 quando, oficialmente, foi registado o 1º caso de Sida no país, já existem 400 mil infectados – números oficiais.
Quando se trata do Sida/Aids, ou de qualquer outra doença perigosa e altamente contagiosa, não podemos continuar a pensar num só dia mas sempre - SEMPRE - na prevenção diária e que NÃO ACONTECE SÓ AOS OUTRO...

,

Ainda te lembras do primeiro amor?? E do segundo, terceiro, quarto e por ai adiante?

Dezembro, num sábado à noite, era só gente linda na cidade kianda, a minha, tua, nossa Luanda. Num Bar, Pub, Discoteca ou Festa vale sempre arriscar quando a oportunidade aparece. Trocar uma noite de prazer e viver os momentos da vida...

Mas as consequência de um risco são os efeitos secundários ou os frutos...Vamos usar o preservativo porque em poucas horas de diversão, alguns minutos de excitação em relações ocasionais, e até mesmo relações estáveis, podemos destruir o nossos sonhos...

Senão corres o risco de ficar agarrado a medicamentos e corres também o risco de ser descriminado.

Para mais tarde não se queixar dizendo “estão a falar de mim hoje, não me dão confiança, ontem estavam comigo no Mussulo, na ilha”...

Evita lágrimas e tristezas para tua família e para ti... O tempo não recua e a sociedade não perdoa…


Em 1989 foi registado oficialmente primeiro caso do vírus HIV-Sida em Angola. Hoje 2006 temos 400 mil Angolanos infectados com a doença. É nossa responsabilidade travar esse crescimento.


Luanda Dia 27 de Novembro de 2006: Perto de 400 mil angolanos vivem com o VIH-SIDA. Os dados são avançados pelas autoridades angolanas que apontam as províncias fronteiriças como as zonas de maior incidência da epidemia. Estes dados foram avançados em Luanda, durante o seminário para revisão do Plano Estratégico Nacional para as Infecções de Transmissão Sexual.



Divulgue essa mensagem para o maior número de amigos possíveis. Proteja quem você ama informando-o. Porque se ficar calado(a) você só estará ajudara propagação da doença.
Anualmente 20 mil Angolanos contraem o HIV. Usando a camisinha você pode diminuir a propagação da doença como outras doenças sexuais como: Clamídia, Gonorréia, Herpes genital & Sífilis.


Usando a camisinha em 1 ano podemos baixar a estatística e combater o HIV em 10 anos podemos garantir um futuro melhor para a nossa sociedade e para os nosso filhos somos jovens e inteligentes para combater isto.


Hoje pode ser o nosso vizinho, amiga, conhecido, famoso ou uma jovem da noite. Quem garante que amanha não serás tu, teu primo, tua irmã ou teu tio?

Vamos cortar este ciclo porque hoje todos podemos ter um irmão ou prima ou sobrinho que só tem 15 a 17 anos e está começar a sua vida sexual, por azar do destino está com um ou uma parceira que esteve numa relação anterior e contraiu o vírus e nem sabe.

É por inexperiência e por não se falar da vida sexual de camisinhas e muito mais o teu familiar também pode estar infectado.

SIDA/HIV não escolhe cara, raça ou nível social todos nos estamos em perigo.


Use Sempre a Camisinha...

*(imagens do e-mail do CanalAngola, excepto a primeira que é do jornal Apostolado)

1 comentário:

Brigida Rocha Brito disse...

Imagens chocantes com uma preocupação real. Há que divulgar... sempre! bjs